O principal pedido dos moradores é a construção de um retorno no local
A população da região segue clamando pelo término das obras na BR-163. O trecho entre os municípios de Santa Lucia e Lindoeste, que fica no km 158, é um dos mais críticos, pois é aqui que se localizam as entradas para oito comunidades rurais, onde vivem cerca de 400 famílias.
O principal pedido dos moradores é a construção de um retorno no local. Atualmente, o retorno mais próximo fica a quase 10 km, o que obriga os moradores a atravessar a rodovia, colocando em risco suas vidas.
No ano passado, os produtores rurais fizeram um protesto no local para chamar a atenção para o problema. Depois de muita luta, o DNIT sinalizou, na semana passada, que o retorno deve ser construído.
Apesar da sinalização positiva do DNIT, a população segue preocupada com o fato de as obras na BR-163 estarem paradas há mais de 10 anos. O contorno de Lindoeste, por exemplo, nunca foi concluído.
O superintendente do DNIT, Hélio Gomes, confirmou que a obra já está em fase de projetos. "O novo projeto da BR-163 já está em desenvolvimento e está contemplado sim o contorno de Lindoeste e também alguns retornos que foram solicitados nas imediações ali, justamente para facilitar o acesso dos moradores", disse.
Gomes também informou que as obras da BR-163 devem fazer parte do novo programa de aceleração do crescimento (PAC) do governo federal. "As obras já estão com recursos garantidos, elas foram incluídas dentro do PAC, então isso nos dá uma tranquilidade e também nos dá uma certa pressão porque nós precisamos correr atrás do nosso prazo para podermos encaixar dentro desse programa", afirmou.
A população espera que dessa vez as obras na BR-163 sejam finalmente concluídas. A rodovia é uma importante via de escoamento da produção agrícola da região e também é utilizada por milhares de pessoas que precisam se deslocar entre os municípios.
O Vereador de Lindoeste, Douglas de Souza, fala dessa espera pela conclusão da duplicação.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.