Em 09 de maio de 1990 o distrito foi elevado à categoria de município desmembrando do Município de Capitão Leônidas Marques
Hoje é feriado municipal em Santa Lucia. O município comemora 31 anos de emancipação política e administrativa.
Santa Lúcia é um município ainda jovem e o que se sabe de sua história é que a colonização e povoação deste município iniciou por volta do ano de 1960 com pioneiros oriundos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quanto ao nome do lugar, Orlando Luiz Zamprônio, coletor em Capanema que nesta época comercializava madeira e plantava palmito no local da derrubada da mata e um dia feriu um olho em galho de criciúma na Serra do Facão ao abaixar-se para tomar água em uma mina no local, clamou por Santa Luzia mesma Santa Lúcia, como na época só podia contar com a fé no lugar que não tinha farmácia ou hospital fez-lhe uma promessa e ao dar o nome do lugar deu-lhe de Santa Lúcia.
Os primeiros colonos, oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aqui chegaram atraídos pelas boas terras agrícolas, com o intuito de plantar, fundaram uma vida com a força do trabalho voltado exclusivamente para a agricultura.
A abertura da estrada ligando Santa Lúcia a Capitão Leônidas Marques, foi custeada por Orlando Luiz Zamprônio, Vadislaw Scharnoski (Maneco), Dinarte Thibes de Barros, Olindo Parolin, Guilherme Laicheter, Oscar Antunes e Adolfo Frische.
Em 03 de outubro de 1967, a vila foi elevada à categoria de distrito, pela Lei Estadual nº 5650. Em 09 de maio de 1990 o distrito foi elevado à categoria de município desmembrando do Município de Capitão Leônidas Marques, pela Lei Estadual nº 9243, sendo instalado em 01 de janeiro de 1993, com a posse do primeiro prefeito Sr. Aldino Dalben e o vice-prefeito João Francisco Scalco.
O prefeito Renato Tonidandel, destaca mais esse aniversário da cidade.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.