formações com as Secretarias de Educação de Capanema, Ampére, Santo Antonio do Sudoeste e Capitão Leônidas Marques, municípios do Paraná que trabalham com o Programa A União Faz a Vida.
O Programa A União Faz A Vida (PUFV) existe desde 1995, e, por meio da educação cooperativa, desenvolve os princípios de cooperação e cidadania para crianças e jovens brasileiros, mudando assim a vida deles, de suas famílias e comunidades. A iniciativa começou na cidade de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, sendo a Sicredi Fronteiras a pioneira a implementar o PUFV no Paraná.
As formações que envolveram mais de 750 educadores, tiveram como palestrante a professora Mara Mansani. Mara lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2006, teve dois projetos de Educação Ambiental para o Ensino Básico publicados pela ONG WWF, no livro “Muda o Mundo, Raimundo”. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, na área de Alfabetização.
O objetivo deste momento foi acolher e proporcionar aos docentes e demais participantes, reflexões e novos olhares quanto ao papel do professor, para metodologias e práticas pedagógicas, estratégias diferenciadas e ações favoráveis na busca e construção da aprendizagem de qualidade para todos, com foco nas ações colaborativas, cooperativas e protagonismo do estudante.
De acordo com Diovana Hossel, analista de desenvolvimento do Cooperativismo, o Programa A União Faz a Vida é nosso principal programa de responsabilidade social da Cooperativa. “Através dele, desenvolvemos junto aos professores a metodologia por projetos em nossos municípios. Estar junto aos professores neste momento tão importante de semana pedagógica é a demonstração de parceria e impacto através do protagonismo dos professores e alunos. Agrademos a todos os educadores e Secretarias de Educação pela incrível parceria através do Programa, que vai além dos muros da escola” afirma Hossel.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.