PR-484 em Capitão está inclusa entre rodovias na região Oeste que serão recuperadas

As cidades contempladas são Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Toledo e Três Barras do Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou edital para licitar serviços de conservação do pavimento de 193,27 quilômetros de rodovias da região Oeste. O orçamento estimado é de R$ 61.005.629,78, contemplando os municípios de Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Toledo e Três Barras do Paraná, com uma população total de cerca de 262 mil pessoas.

“São 10 cidades atendidas neste novo edital, mas considerando a situação das pistas e o volume de tráfego, é inegável que a população de Assis Chateaubriand é a que mais aguardava por esta solução. São 40 quilômetros que vamos revitalizar entre Assis Chateaubriand e Toledo, e outros 18 quilômetros que serão atendidos de Assis até o Rio Piquiri, rota que leva para a PR-323”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“E esses trechos estão priorizados por terem os maiores volumes de tráfego de veículos das rodovias nesse edital, e por precisarem de mais serviços para ficarem nas condições que os usuários exigem e merecem”, acrescenta.

No dia 1º de outubro às 14h serão abertos os envelopes com propostas de preços das participantes, no auditório do DER/PR em Curitiba, e com transmissão ao vivo pela internet. Empresas interessadas devem protocolar suas propostas e documentos de habilitação até a véspera, ou entregá-los no início da sessão de abertura.

A licitação acontece na modalidade Concorrência Pública, em que será considerada vencedora a empresa que apresentar a proposta mais vantajosa e tiver sua documentação habilitada.

A vigência do contrato para a realização dos serviços é de 730 dias (dois anos).

MELHORIAS – O edital prevê serviços de tapa buracos emergenciais, remendos superficiais e profundos, selagem de trinca, fresagem, reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, desconfinamento lateral de bordo, drenagem longitudinal, drenagem transversal, sinalização horizontal e instalação de tachões refletivos bidirecionais. Eles são feitos de acordo com as necessidades de cada trecho, avaliadas mediante levantamento visual promovido pelo DER/PR.

“De imediato, vamos realizar reparos de segurança em todos os trechos contemplados, solucionando as patologias no asfalto que são mais intrusivas ao condutor, como buracos, afundamentos e escorregamentos. Daí partimos para os serviços que aumentam a vida útil do pavimento e garantem mais conforto aos usuários, nos trechos priorizados do contrato”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

“Temos menos de 10% dessas rodovias em condições ruins e com esses serviços vamos reverter essa situação, deixando todo o pavimento em condições boas e muito boas”, afirma.

As frentes de trabalho devem começar a atuar na PR-486 entre Assis Chateaubriand e o Rio Piquiri, na PR-317 entre Toledo e Bragantina, na PR-484 em Capitão Leônidas Marques, e na PR-239 entre Assis Chateaubriand e Bragantina.

INOVAÇÃO – Estas rodovias estavam contempladas em um dos programas de conservação do DER/PR, mas a descontinuidade dos serviços levou à rescisão contratual. O departamento optou por licitar um novo contrato de conservação do pavimento, utilizando levantamentos atualizados e soluções mais modernas, que estão sendo trabalhadas para futuros programas de conservação.

Uma novidade específica desse contrato é a inclusão de melhorias nos acostamentos das rodovias. Visando diminuir o degrau entre a pista de rolamento e este espaço lateral, serão realizados os serviços de aplicação de pintura de ligação e reperfilagem com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) com espessura de 2,50 centímetros em metade da extensão dos acostamentos existentes.

PROJETO – Paralelamente a essa iniciativa de conservação do pavimento, está em andamento a elaboração do projeto executivo de restauração e ampliação da capacidade da PR-317 e PR-239 no trecho entre Toledo e Assis Chateaubriand, uma iniciativa do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A iniciativa está dividida em três subtrechos, sendo o primeiro a PR-239, entre Assis Chateaubriand e Bragantina. Além da ampliação da capacidade, que prevê soluções como acostamentos e terceiras faixas, também será avaliada a construção de um viaduto no entroncamento com a PR-486 e PR-364 em Assis, bem como a execução de vias marginais no perímetro urbano do município, um viaduto no entroncamento com a PR-581, acesso para Tupãssi, e vias marginais e retornos em Bragantina.

O segundo subtrecho contempla a PR-317 entre Bragantina e Toledo, com previsão de executar um viaduto no entroncamento com a PR-182, em Toledo.

E o terceiro subtrecho trata da implantação do Contorno Oeste de Toledo, uma nova ligação entre a PR-317 e a BR-163, visando retirar o tráfego de longa distância das avenidas da cidade.

Fonte Agência Estadual de Notícias

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