HU transforma leitos de Covid-19 em leitos de UTI geral a partir de setembro

Os leitos vão dar um grande suporte ao atendimento de pacientes da região

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) desativará 20 leitos da UTI Covid-19, considerando a diminuição do número de internamentos na macrorregião Oeste, a partir do dia 1° de setembro. O hospital passa de 70 leitos para 50 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes com a doença. A decisão do fechamento de leitos dessa unidade foi realizada em conjunto com demais órgãos, como a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que acompanha o número de internamentos em todo o Estado. "Acompanhamos toda a evolução da doença na macrorregião e percebemos que esse é o momento oportuno, não apenas para o fechamento de leitos Covid-19, mas sim, para uma reorganização dos leitos do hospital", diz o diretor geral do Huop, Rafael Muniz de Oliveira.

Em contrapartida ao fechamento de leitos da unidade Covid-19, o Huop fará uma reorganização para a abertura de mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 20 leitos de enfermaria, para atender a demanda de pacientes do Pronto Socorro. "Vai nos ajudar muito a desafogar a demanda do Pronto Socorro, que tem sofrido com a superlotação. Ressaltamos que apesar das dificuldades, nenhum paciente deixou de ser atendido nesse período, mas os novos leitos garantem um atendimento mais humanizado para os pacientes", ressalta Rafael.

No total, o Huop passa a contar com 29 leitos de UTI adulto, além de 3 leitos para estabilização de pacientes graves. No Pronto Socorro, permanecem 21 leitos de observação, além de 25 leitos da unidade G2, que estão alocados no mesmo espaço. "Esses leitos vão dar um grande suporte ao atendimento de pacientes da região. Cerca de 60% do atendimento do Pronto Socorro são de vítimas de trauma, ou seja, pacientes graves, e que precisam leito de UTI, por isso a importância do aumento destes leitos", explica Rafael.

Essa nova reorganização de leitos será realizada a partir do dia 1° de setembro, com a desativação dos leitos de Covid-19. "O Huop permanece acompanhando o número de internamentos de Covid-19 em toda região e mantém o diálogo aberto com os demais órgãos, estando pronto para atender a demanda necessária da região", finaliza.
 
 
 

Fonte Assessoria/Catve

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.