Proposta será apresentada na Câmara de Vereadores na próxima semana
O projeto de pesquisa e tecnologia do Carro Elétrico e Automatizado, desenvolvido dentro da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), poderá ser reconhecido como de Utilidade Pública em Cascavel. A proposta será apresentada na Câmara de Vereadores na próxima semana.
O projeto do veículo é realizado a partir de um termo de cooperação com o Instituto Brasil de Mobilidade. O reconhecimento de Utilidade Pública, pleiteado pela universidade e o instituto, deverá facilitar e abrir caminhos para novas etapas. O Governo do Estado participa com recursos para o projeto e para a melhoria na estrutura do NIT (Núcleo de Inovações Tecnológicas) da Unioeste.
Na quinta-feira (13) o Carro Elétrico e Automatizado foi apresentado a vereadores de Cascavel, durante reunião no laboratório do NIT, com professores e pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderados pelo professor Reginaldo Ferreira, além do reitor da Unioeste Alexandre Webber, e do presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta. O encontro fez parte de uma série de etapas para o reconhecimento do Carro Elétrico e Automatizado como de Utilidade Pública.
Neste momento o protótipo está em trabalho de montagem pelo Instituto, em São Paulo. Os pesquisadores da Unioeste atualmente são os responsáveis por toda a automatização, transformando-o em um veículo totalmente autônomo.
"Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro. São mais de 10 anos de desenvolvimento e podemos garantir que tudo o que está sendo criado será importante para Cascavel, para Universidade e todo País", explica o professor Reginaldo Ferreira.
Um dos objetivos de tornar o carro de utilidade pública é justamente possibilitar que a atenção se volte a este veículo. "Assim que a Câmara aprovar essa indicação, automaticamente teremos a possibilidade de buscar mais investimentos para pesquisa e desenvolvimento", conta Carlos Motta, presidente do Instituto Brasil de Mobilidade.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Nesse momento o protótipo está sendo readequado, graças a um último repasse, de um total de R$ 300 mil, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que deve possibilitar a entrega final em até 180 dias.
De acordo com reitor da Unioeste, Alexandre Webber, toda esta mobilização comprova a importância da universidade pública para a sociedade "Hoje podemos mostrar, através desse veículo, um pouco de como a universidade é transformadora e resolutiva", disse ele.
UTILIDADE PÚBLICA
Com a apresentação realizada para os legisladores, o projeto de torna-lo Utilidade Pública deve entrar em votação na Câmara de Vereadores de Cascavel já na próxima semana.
"Não tínhamos a dimensão do que estava sendo produzido aqui e é muito importante ver de perto para ter a certeza que tornar como de Utilidade Pública é um bem para toda a comunidade", ressaltou o vereador Celso Dalmolin, autor da proposta que será apresentada nos próximos dias. "Acho importante dizer que todos os envolvidos podem contar com a Câmara, mais uma vez podemos mostrar a importância da Unioeste", afirmou.
DIFERENCIAL
O carro elétrico produzido entre Unioeste e Instituto Brasil de Mobilidade traz como diferencial detalhes importantes, como autonomia elétrica mínima 200 quilômetros, com possibilidade de aumentar; direção elétrica, tecnologia, em um valor estimado de aproximadamente R$ 90 mil reais para comercialização.
O projeto do veículo é realizado a partir de um termo de cooperação com o Instituto Brasil de Mobilidade. O reconhecimento de Utilidade Pública, pleiteado pela universidade e o instituto, deverá facilitar e abrir caminhos para novas etapas. O Governo do Estado participa com recursos para o projeto e para a melhoria na estrutura do NIT (Núcleo de Inovações Tecnológicas) da Unioeste.
Na quinta-feira (13) o Carro Elétrico e Automatizado foi apresentado a vereadores de Cascavel, durante reunião no laboratório do NIT, com professores e pesquisadores responsáveis pelo projeto, liderados pelo professor Reginaldo Ferreira, além do reitor da Unioeste Alexandre Webber, e do presidente do Instituto Brasil de Mobilidade, Carlos Motta. O encontro fez parte de uma série de etapas para o reconhecimento do Carro Elétrico e Automatizado como de Utilidade Pública.
Neste momento o protótipo está em trabalho de montagem pelo Instituto, em São Paulo. Os pesquisadores da Unioeste atualmente são os responsáveis por toda a automatização, transformando-o em um veículo totalmente autônomo.
"Este carro é um dos primeiros carros elétricos totalmente brasileiro. São mais de 10 anos de desenvolvimento e podemos garantir que tudo o que está sendo criado será importante para Cascavel, para Universidade e todo País", explica o professor Reginaldo Ferreira.
Um dos objetivos de tornar o carro de utilidade pública é justamente possibilitar que a atenção se volte a este veículo. "Assim que a Câmara aprovar essa indicação, automaticamente teremos a possibilidade de buscar mais investimentos para pesquisa e desenvolvimento", conta Carlos Motta, presidente do Instituto Brasil de Mobilidade.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Nesse momento o protótipo está sendo readequado, graças a um último repasse, de um total de R$ 300 mil, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que deve possibilitar a entrega final em até 180 dias.
De acordo com reitor da Unioeste, Alexandre Webber, toda esta mobilização comprova a importância da universidade pública para a sociedade "Hoje podemos mostrar, através desse veículo, um pouco de como a universidade é transformadora e resolutiva", disse ele.
UTILIDADE PÚBLICA
Com a apresentação realizada para os legisladores, o projeto de torna-lo Utilidade Pública deve entrar em votação na Câmara de Vereadores de Cascavel já na próxima semana.
"Não tínhamos a dimensão do que estava sendo produzido aqui e é muito importante ver de perto para ter a certeza que tornar como de Utilidade Pública é um bem para toda a comunidade", ressaltou o vereador Celso Dalmolin, autor da proposta que será apresentada nos próximos dias. "Acho importante dizer que todos os envolvidos podem contar com a Câmara, mais uma vez podemos mostrar a importância da Unioeste", afirmou.
DIFERENCIAL
O carro elétrico produzido entre Unioeste e Instituto Brasil de Mobilidade traz como diferencial detalhes importantes, como autonomia elétrica mínima 200 quilômetros, com possibilidade de aumentar; direção elétrica, tecnologia, em um valor estimado de aproximadamente R$ 90 mil reais para comercialização.
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