Programa estadual esteriliza 166 animais domésticos de Capanema

O Programa Estadual Permanente de Esterilização de Cães e Gatos está em Capanema com a castração de 166 cães e gatos.

O Programa Estadual Permanente de Esterilização de Cães e Gatos está em Capanema com a castração de 166 cães e gatos. A esterilização gratuita auxilia prefeituras e sociedade na redução da população de rua e problemas decorrentes.

A castração dos 166 pets do município começou sexta-feira (29) e segue até segunda-feira (01.02).

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Instituto Água e Terra.

Esse primeiro ciclo encerra no mês de março, beneficiando 45 municípios.  Capanema é a 36ª cidade que recebe o programa, que já esterilizou mais de 11 mil animais, desde 2019. Uma nova licitação está prevista para 2021 e vai se estender para mais 69 municípios.

O objetivo do governo estadual é auxiliar prefeitos na contenção do aumento populacional de animais domésticos, nas ruas de cidades do Interior do Paraná, e oferecer oportunidade para que a população de baixa renda esterilize seus cães e gatos, gratuitamente. A castração evita as ninhadas indesejáveis, mais suscetíveis ao abandono, e a proliferação de zoonoses. Com o Programa, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo promove a integração da saúde humana e do animal ao meio ambiente, conhecido como Sistema de Saúde Única.

 “Trata-se da efetivação de políticas públicas de resultados imediatos”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. “Um serviço colocado à disposição da população que desonera as administrações municipais com uma demanda de saúde pública e, também, os tutores desses animais que, sem o apoio do Estado, não teriam como arcar com a castração que custa em torno de R$500”.

O programa pioneiro no Brasil tem sido elogiado por chefes dos executivos municipais e pela população. Em Capanema, o prefeito Américo Bellé ressaltou a importância da castração gratuita e o suporte dado para os donos dos pets. “O Programa não chega apenas com o procedimento cirúrgico. As famílias recebem a medicação para o pós-operatório, sem nenhum custo, e toda a orientação de como proceder com vacinação e demais cuidados para ter um animal saudável em casa”, disse o prefeito reiterando a oportunidade oferecida.

Carina Astrizzi, moradora de Capanema, levou uma fêmea para ser castrada. “Eu não teria condições para esteriliza-la. Normalmente, uso outros meios anticonceptivos que nem sempre são adequados. Judiam dela. O Governo do Estado está fazendo um trabalho maravilhoso”, disse ela.

Fonte AEN

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.