Nuvem de gafanhotos pode ser um problema futuro para região Oeste

Os insetos são capazes de destruir plantações inteiras em apenas algumas horas

Desde meados de junho, quando especialistas alertaram sobre a formação de uma nuvem de gafanhotos, o fenômeno da natureza assusta e impressiona. A massa de insetos teve início em uma região entre o Paraguai e a Argentina e agora ameaça o Sul do Brasil.

Segundo o diretor técnico da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), Airton Cittolin, a possibilidade da nuvem chegar à região Oeste do Paraná é mínima, mas não descarta que pode ser um problema no futuro.

A nuvem de gafanhotos que ameaça entrar no Brasil há mais de um mês está neste momento na Província de Entre Ríos, na Argentina, a cerca de 90 quilômetros do Rio Grande do Sul e a 20 do Uruguai.

"Se essa praga voltar a surgiu, é claro que nós, agrônomos, CREA, Embrapa tem muita gente capacitada e vamos ter que montar uma estratégia para combater. "Hoje tem muito produto biológico que talvez controle sem conseguir deixar aumentar essas populações", disse Cittolin.

Os insetos são capazes de destruir plantações inteiras em apenas algumas horas.

No Brasil, o governo e o setor agrário já se uniram para criar um plano de combate aos insetos, que pode contar, caso necessário, com uma frota de até 400 aviões para aplicação de agrotóxicos, liberada pelo Ministério da Saúde. Cerca de 70 aeronaves já estão posicionadas em locais estratégicos, prontas para o uso.

Fonte Catve

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.