Defesa Civil do Paraná registra protocolos de possíveis tornados na região

Após coleta de dados via satélite e nos locais das tempestades, poderá ter um parecer cientifico dos acontecimentos.

A Defesa Civil do Paraná recebeu, na última semana,  abertura de protocolos de possíveis tornados na região. Os fenômenos aconteceram nos municípios de Palmas, Bituruna, Vitorino, Mangueirinha e Pato Branco. Em Palmas um vendaval atingiu a região da Pastamec, no interior do município, na noite de sexta-feira (05). Casas e galpões foram destelhados e parte da estrutura derrubada. Em Bituruna, na quinta-feira (11), árvores foram torcidas e arrancadas e parte da rede de energia elétrica danificada.

Nos demais municípios foram chuvas intensas e ventos, ocasionando derrubada de árvores e transbordo de afluentes. Segundo o comandante da Defesa Civil, Capitão Anderson Gomes das Neves, os protocolos de abertura de atendimento solicitado pelos municípios informaram sobre eventos de tornados. A confirmação depende de confirmação posterior.

O Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR, está analisando os fatos na região através dos registros de seus radares de Monitoramento Hidrometereológico, utilizados para previsão de chuvas e vento, bem como, na detecção de granizo, tempestades e vendavais. Após coleta de dados via satélite e nos locais das tempestades, poderá ter um parecer cientifico dos acontecimentos.

Fonte RBJ

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.