Dia do Chimarrão. Região produz 87% da erva-mate consumida no país

O Chimarrão surgiu entre os indígenas que habitavam a região sul do Brasil e atual Uruguai, principalmente entre os guaranis, aimarás e quíchuas.

Hoje, 24 de Abril, no Rio Grande do Sul é comemorado o Dia do Chimarrão. A lei que instituiu também o Dia do Churrasco foi aprovada e sancionada em 2003. A escolha da data é uma homenagem a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.  O Chimarrão surgiu entre os indígenas que habitavam a região sul do Brasil e atual Uruguai, principalmente entre os guaranis, aimarás e quíchuas.

A data comemorativa é gaúcha. Entretanto, é o Paraná que produz 87% de toda a erva-mate do País. Conforme o IBGE, em 2018 das 393 mil toneladas, 345,09 mil saíram dos municípios de São Mateus do Sul, Cruz Machado, General Carneiro, Bituruna Paula Freitas, Inácio Martins, Palmas, Coronel Domingos Soares, União da Vitória, Irati e Pinhão. Atualmente 100 mil famílias desta região estão envolvidas na cadeia do mate.

São Mateus do Sul produz 70 mil toneladas 17,8% do total nacional. O volume é maior que o toda a produção do Rio Grande do Sul (24,8 mil toneladas) e Santa Catarina (23 mil toneladas). No Brasil, 96% do consumo da erva-mate é para chimarrão e 4% em chás e outros usos.

Fonte RBJ

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.