O decreto com todas as determinações será publicado na edição do Diário Oficial de hoje (18)
O governo municipal de Cascavel divulgou, nesta terça-feira (17), durante coletiva de imprensa, as principais medidas adotadas para o enfrentamento do coronavírus. O decreto com todas as determinações será publicado na edição do Diário Oficial de hoje (18).
Na ocasião, o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, divulgou o novo boletim que registra 43 casos suspeitos de coronavírus no município. Quatro casos já foram descartados. Diante desse cenário, as medidas reduzem as possibilidades de contato entre as pessoas para conter a propagação do vírus, determinam ações específicas no âmbito da saúde e ampliam a proteção da população incluída em grupos de risco.
Um exemplo disso é a suspensão de eventos abertos ao público com aglomeração acima de 50 pessoas, medida que já foi determinada na semana passada. "Nós não esperamos ter o primeiro caso confirmado para agir, porque depois que tiver um ou mais, não termos muito mais o que fazer. As ações precisam ser objetivas", reitera o secretário.
Agora, no decreto, consta, oficialmente, a suspensão das aulas da rede pública de ensino de forma facultativa a partir de hoje (18) e obrigatoriamente a partir de sexta-feira (20). O Centro de Operação de Emergência (COE) irá monitorar crianças com riso de vulnerabilidade.
O documento também irá autorizar temporariamente que as farmácias de manipulação produzam álcool gel 70% para venda nas centrais e filiais. Além disso, uma portaria irá estabelecer o preço médio para a venda do produto. Estabelecimentos que reajustarem os preços sem justificativa poderão ter os alvarás cassados.
Outro item diz respeito à autorização automática para 90 ou 120 dias o prazo das receitas de medicamentos de uso contínuo.
O prefeito Leonaldo Paranhos também determinou o contingenciamento de recursos para garantir a cobertura dos serviços prestados.
Além disso, as visitas em unidades de pronto atendimento e hospitais públicos também serão suspensas. A recomendação será estendida para os hospitais privados. "Não adianta fazermos todas essas medida se as pessoas não tiverem consciência. Agora é o momento de ficarmos em casa e fazermos somente o essencial para que possamos vencer esse período sem ter casos confirmados em Cascavel", reforça Stefanello.
CALL CENTER
Com as linhas telefônicas congestionadas, os números utilizados para tirar dúvidas relativas ao coronavírus serão ampliadas. Conforme Rubens Griep, coordenador do Setor de Análise de Situação de Saúde, será implementado uma call center no qual alguns profissionais de saúde farão o teleatendimento. Os atendimentos serão das 07h às 22h. "Com esse serviço, pretendemos que os casos suspeitos não se desloquem às unidades de saúde, mas sim que liguem e façam uma triagem. Os dados serão enviados à unidade mais próxima e os profissionais farão o atendimento em domicílio", explica.
A Central de Atendimento ainda está sendo estruturada. Quando entrar em operação, o novo número será informado.
Além disso, o COE será dividido em cinco comissões para discutir o detalhamento de ações que auxiliarão o poder público na adoção de novas medidas.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.