Tecnologia: máquina que produz cerca será novidade no Show Rural Coopavel

Máquina deve produzir até 30 quilômetros de cerca por mês

Uma máquina que desmancha e fabrica cercas de forma automatizada vai ser lançada nacionalmente em fevereiro, em Cascavel, durante o 32º Show Rural Coopavel. A novidade estará na área da pecuária e promete despertar a atenção de quem atua nesse segmento do agronegócio. O equipamento, primeiro do tipo no Brasil, foi desenvolvido em parceria com a Embrapa e uma empresa do interior de São Paulo.

Máquinas semelhantes foram desenvolvidas há cerca de cinco anos na Itália, Austrália e Nova Zelândia. "O equipamento desmancha a cerca que já existe e o arame antigo é rebobinado e pode ser empregado em novos empreendimentos. A nova, de cinco fios, é feita com uso de postes metálicos, bem mais resistentes que os de eucalipto tratado", diz o gerente de Negócios Guilherme Viana. O mercado para essa tecnologia é grande no País, já que são fabricados cerca de 780 mil quilômetros de novas cercas por ano ? distância similar à ida e volta da Terra à Lua. O ramo movimenta o equivalente a R$ 6 bilhões por ano.

Em um primeiro momento, a máquina utiliza postes metálicos para arames farpados e lisos, eletrificada. Uma nova versão, para postes em eucalipto está em desenvolvimento.

30 quilômetros

O equipamento é rebocado por um trator e, devidamente operado, tem capacidade para entregar até 30 quilômetros de cerca por mês. A produtividade é 15 vezes maior que o trabalho manual feito por equipe de duas a três pessoas. A versatilidade é outra característica, já que desmancha a cerca existente e coloca outra, nova no lugar, otimizando tempo e custos de operação. À medida que a tecnologia for assimilada, a intenção é colocar à disposição dos agropecuaristas equipamento com força motriz própria, de acordo com Guilherme.

A parceria disponibiliza uma solução indicada para terrenos planos e ligeiramente ondulados. Portanto, não pode ser empregado em áreas de relevo acidentado. A máquina se utiliza de comandos mecânicos e hidráulicos, que se mostram bastante ágeis e eficientes para a tarefa.

Fonte Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.