A mudança foi proposta pelo Legislativo e aprovada por unanimidade na noite desta segunda-feira, 21, na sessão ordinária na Câmara Municipal.
A Rua Rio Grande do Sul, em Salto do Lontra, passará a se chamar Rua Prefeito Neuri Baú. A mudança foi proposta pelo Legislativo e aprovada por unanimidade na noite desta segunda-feira, 21, na sessão ordinária na Câmara Municipal.
Estiveram presentes os vereadores Márcio Maria, Evelásio Ribeiro, Clair Bertoncelli, João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro), Sandra Ribeiro, Joares Cavanhol, Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) e Edson Concelier.
A esposa do ex-prefeito Neuri Baú, dona Marlene Luiza Baú, os filhos Leandro, Renata e Maurício (atual prefeito de Salto do Lontra) e outros familiares prestigiaram a sessão.
Histórico
Neuri João Merlin Baú nasceu em 22 de julho de 1946, em Encantado-RS. Filho de Luiz Baú e Ilda Merlin Baú, sendo o mais velho dos seus irmãos Vilmar, Sergio e Luiz Filho.
Mudou-se ainda criança com a família para o Paraná, na cidade de Mariópolis, onde juntamente com seus pais, desenvolviam atividades na área de madeira, numa pequena serraria. Residiu ainda em Francisco Beltrão, Foz do Chopin e Dois Vizinhos.
No início dos anos 70 veio para Salto do Lontra, onde se casou em 1972 com Marlene Luiza Baú. Tiveram três filhos: Leandro, Maurício e Renata. Sempre muito dedicado com a educação e formação de cada um deles.
Durante sua vida Neuri Baú exerceu diversas atividades: taxista, açougueiro, bancário, administrador hospitalar e contabilista. Além de suas formações profissionais e particulares, dedicou grande parte de seu tempo para a comunidade. Participou ativamente da diretoria do Jangada Clube de Campo, Sociedade Esportiva e Recreativa Juventude Lontrense (SERJL), Rotary Clube (foi o primeiro presidente).
Também se dedicou a vida pública. Foi vereador em duas legislaturas (1989 a 1992 e 1993 a 1996) – por dois anos foi Presidente da Câmara Municipal.
No ano de 2000 foi eleito prefeito para a gestão de 2001 a 2004. Faleceu em 25 de julho de 2018.
Neuri Baú era um homem simples, humilde, batalhador e que tanto lutou pela comunidade. Que sempre estendeu sua mão amiga para ajudar o próximo. Não só quando vereador e quando prefeito, mas sempre, durante toda sua trajetória de vida. Quando alguém o procurava, não importava a hora, o amigo Baú sempre estava pronto para ajudar.
Ao lado de sua esposa, dona Marlene, criou uma família linda, e a todos, aos filhos, noras, genro e netos, deixou muitos ensinamentos, lições e belas recordações.
Deixou também o sentimento de que é preciso continuar o trabalho pelo nosso povo, pela nossa gente, e principalmente pelos mais humildes.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.