Moradores da capital inundaram redes sociais com imagens do fenômeno raro
A tão aguardada neve chegou a Curitiba na noite de sexta-feira (21). Mesmo com os termômetros marcando 4°C, o fenômeno raro aconteceu, encantando os moradores, que registraram diversos vídeos. Além disso, houve ocorrência de chuva congelada em pontos da capital e região metropolitana.
É a terceira vez que Curitiba registra o fenômeno, que também atingiu a cidade em 1975 e 2013. Moradores da capital inundaram as redes sociais com diversas imagens da neve. Houve registro nos bairros Pinheirinho, Sítio Cercado, Xaxim e Jardim das Américas.
Durante a tarde, o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) confirmou a ocorrência de flocos de neve no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul, na região metropolitana. Em seu perfil no Twitter, o instituto postou a foto de um boneco de neve no local. "Chegou agora pouco a informação de que o boneco de neve do Paraná foi eleito por unanimidade o mais bonito do sul", brincou o Simepar.
De acordo com o Instituto MetSul, especializado em meteorologia, não é necessário que a temperatura esteja 0°C em solo para que haja neve. "É um mito que muitos alimentam que precisa estar ao redor de 0°C. Há vários fatores como todo o perfil vertical da atmosfera de temperatura e umidade", explicou o instituto.
E a tarde de sexta ainda ficou marcada como a mais fria da história desde 1997, quando o Simepar iniciou as medições. Para se ter uma ideia, a temperatura mais alta na tarde do dia 23 de julho de 2013 - quando houve o último registro de neve na capital - os termômetros marcavam 5,6°C. Já durante a tarde de sexta, a máxima não ultrapassou 5,5°C.
Ainda conforme o Simepar, a tendência para sábado (22) é novamente de temperaturas bem baixas em todo o estado. A situação deve mudar apenas na segunda-feira (24), quando o clima começa a ficar mais agradável, com o Sol predominando na maior parte das regiões.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.