Meteorologistas alertam para acumulados expressivos de chuva e rajadas de vento que podem alcançar cerca de 70 km/h

A formação e intensificação de um sistema de baixa pressão sobre países vizinhos deve dar origem, nesta segunda-feira (08), a um ciclone extratropical que irá aumentar significativamente as instabilidades atmosféricas sobre o Paraná. Ao longo do dia, a chuva se espalha por todas as regiões do estado, iniciando pelo Oeste e avançando em direção ao Leste.
A partir da tarde, o risco para tempestades aumenta, com previsão de fortes rajadas de vento, alta incidência de raios, chuvas intensas e possibilidade de queda pontual de granizo. As condições exigem atenção redobrada, principalmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos e vendavais.
Na terça-feira (09), a instabilidade segue intensa. A chuva deve atingir todas as regiões do Paraná, com tempestades fortes distribuídas de maneira irregular pelo estado, avançando de sudoeste para nordeste.
A baixa pressão se organiza e evolui para um ciclone extratropical — fenômeno que afeta com mais força o Rio Grande do Sul — mas que contribui para a formação de uma frente fria. É justamente esse sistema frontal que mantém o tempo muito instável ao longo de toda a terça-feira no Paraná.
Meteorologistas alertam para acumulados expressivos de chuva e rajadas de vento que podem alcançar cerca de 70 km/h, capazes de provocar transtornos, como queda de galhos, interrupções no fornecimento de energia e danos em estruturas mais frágeis. A possibilidade de granizo e a intensa atividade elétrica também permanece.


Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.