Paraná é o estado Brasileiro com o maior número de cidades amigas das pessoas idosas

Dos 18 municípios brasileiros que possuem a certificação da OMS, 12 são paranaenses; certificados foram entregues a 11 municípios nesta segunda-feira, no Palácio Iguaçu

Gilson Abreu/ AEN
Divulgação (Foto: Gilson Abreu/ AEN)

Durante uma cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira (28), 22 municípios paranaenses foram reconhecidos publicamente por desenvolver o plano do programa Cidade Amiga do Idoso, com apoio do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR), da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana de Saúde / Organização Mundial da Saúde) e do Governo do Paraná.


Dos 22 municípios, 11 receberam o Certificado de Cidade Amiga do Idoso da OMS. A outra metade realizou a entrega do Plano Municipal de Ação para a População Idosa, que faz parte do processo de certificação, para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.


O Paraná é o estado brasileiro com o maior número de municípios certificados como Cidade Amiga do Idoso pela OMS. De acordo com Ariel Karolinski, coordenador da Unidade Família, Gênero e Curso de Vida e representando a OPAS/OMS do Brasil, das 18 cidades brasileiras que possuem o certificado, 12 são paranaenses.


Além dos representantes da OPAS/OMS, prefeitos dos municípios que receberam o certificado e representantes dos municípios em processo de certificação também participaram da solenidade, que contou com a presença de secretários estaduais, deputados estaduais, e professores da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).


“Isso só foi possível através de uma parceria entre o mandato da deputada Leandre, a UTFPR, e o Governo do Paraná. O sucesso do programa no Brasil deve-se, também, ao trabalho de todos vocês. Em especial a deputada Leandre, que abraçou o programa da OMS e colocou na agenda pública”, afirmou o representante da OMS.


O governador Ratinho Júnior lembrou que foi a deputada Leandre quem ajudou a traçar as metas, dentro do plano de governo, com relação às políticas públicas de atenção às pessoas idosas.


“A Leandre nos ajuda muito nas políticas dentro da área social. Em 10 anos, teremos mais idosos do que crianças no Brasil. E, por isso, precisamos pensar em ambientes mais acolhedores e preparados para as pessoas na medida em que elas envelhecem”, completou o governador.


Leandre lembrou que todos os municípios que receberam o certificado quanto os que estão em processo de certificação, seguem um modelo inovador desenvolvido pelo município de Pato Branco, o primeiro do Paraná a obter a certificação da OMS ainda em 2018.


“Nosso trabalho é garantir que o envelhecimento seja uma conquista, uma fase da vida cheia de oportunidades e não um problema como muitos acreditam que seja. Hoje o Paraná já é o estado brasileiro com o maior número de cidades certificadas, servindo de exemplo para outros estados e para a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis da pessoa idosa da OMS”, destacou a deputada.


E concluiu: “Meu sonho: que todas as cidades do Paraná possam se tornar Cidades Amigas dos Idosos, criando uma mudança cultural, um movimento em defesa das pessoas idosas, um lugar melhor para se viver”.

Fonte Assessoria de Imprensa

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.