Na 1ª fase, os estudantes terão de responder a 20 questões objetivas
A maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), terá sua primeira fase nesta terça-feira, dia 30. As inscrições dos estudantes na 18ª edição da OBMEP foram feitas exclusivamente pelas escolas. A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Na primeira fase, os estudantes terão que responder a 20 questões objetivas. Aqueles que forem aprovados nessa etapa realizarão a segunda fase, que consiste em uma prova discursiva com seis questões. A competição é dividida em três níveis: Nível 1 para alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, Nível 2 para alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e Nível 3 para alunos do ensino médio.
A premiação envolve os melhores desempenhos nas provas. Os estudantes são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, ou recebem certificados de menção honrosa. Além disso, os professores das escolas também recebem prêmios.
A Professora Fernanda Melli Sott, que também é coordenadora do Colégio Castro Alves de Capitão, explicou brevemente o funcionamento da prova da OBMEP. Ela ressaltou as vantagens para os alunos que se dedicam e obtêm boas notas nesse exame, destacando a possibilidade de ingressar em universidades de forma gratuita, dependendo do desempenho alcançado durante a avaliação.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.