O evento foi promovido pela ACICAP, em parceria com o Rotary Club, Rotaract e Lions Club

Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito, o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal Vinícius Silva ministrou uma palestra na noite de segunda-feira (22) na Casa da Cultura de Capitão Leônidas Marques. O evento foi promovido pela ACICAP, em parceria com o Rotary Club, Rotaract e Lions Club.
Em sua fala, o inspetor destacou que a maioria dos acidentes poderia ser evitada se houvesse mais consciência e responsabilidade dos motoristas. Ele ressaltou que a pressa, o desrespeito à sinalização, o uso do celular ao volante e a falta do cinto de segurança estão entre os principais fatores de risco.
“O comportamento é determinante no trânsito. Quando priorizo um compromisso ou um atraso e deixo de respeitar as regras, coloco minha vida e a de outros em risco. Nossa missão é reforçar que nada é mais importante do que preservar vidas”, afirmou Vinícius.
O inspetor também alertou para a necessidade de mudança de hábitos e destacou o papel da família na cobrança por atitudes seguras, como respeitar limites de velocidade e utilizar o cinto de segurança.
O presidente da ACICAP, César Righi, avaliou positivamente a ação e reforçou a importância de levar reflexões desse tipo para toda a comunidade:
“Essa palestra foi de grande valia. Ela nos faz repensar nossos hábitos diários no trânsito e valorizar a vida, a nossa e a de quem está ao nosso redor”, destacou.
O presidente do Rotary Club, Edinei Lovatto, também elogiou a iniciativa e ressaltou a forma clara e impactante com que o inspetor conduziu a palestra:
“Foi uma noite muito produtiva. O inspetor trouxe exemplos reais, com imagens e relatos que mostram como pequenos hábitos, como usar o celular ao dirigir ou não colocar o cinto, podem resultar em tragédias. Esse tipo de abordagem faz a diferença porque sensibiliza as pessoas e nos leva a refletir sobre nossas atitudes no dia a dia. O Rotary fica muito satisfeito em apoiar ações que contribuem para a preservação de vidas e para a conscientização da comunidade”, afirmou Lovatto.
Entre os presentes, esteve o presidente da Câmara de Vereadores, Sidinei Giusti, que também elogiou a iniciativa:
“Foi uma palestra muito interessante. Muitas vezes estamos distraídos no trânsito e não percebemos os riscos. Trazer esse tema para discussão é fundamental, inclusive para pensarmos em estender uma ação como essa para os servidores municipais”, comentou.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.