Poucas vagas no período da manhã fazem pais passarem a noite na fila, alguns até dormindo no local
Na manhã desta segunda-feira (25), a SAN FM recebeu uma sugestão de pauta sobre uma situação que chamou atenção em frente à Escola Municipal Laurindo Parmigiani, em Capitão Leônidas Marques. Desde a noite de domingo, diversos pais e responsáveis fizeram fila em frente à instituição, na tentativa de garantir uma vaga para seus filhos no 5º ano, para o período da manhã.
As matrículas para o próximo ano letivo estarão abertas nesta terça-feira, e, como o número de vagas para o período matutino é limitado, a expectativa era alta. De acordo com as informações obtidas pela equipe da SAN FM, eram poucas disponíveis no período da manhã, o que fez com que muitos pais passassem a noite na fila, com alguns até dormindo no local.
"Desde as 9 horas da noite, muitos pais chegaram para garantir a vaga para o turno da manhã. Como as vagas já se esgotaram, estou aqui para tentar conseguir uma vaga no período da tarde", contou Edilaine, uma das mães presentes na fila.
Os pais estão se revezando para aguardar a matrícula, já que, como alguns relataram, quem se ausentar perde a vez. "Tivemos gente que saiu por um momento e acabou perdendo a vaga. Isso é realmente uma situação complicada e, em muitos casos, injusta", disse.
A Secretária de Educação, Paula Borba, foi procurada pela equipe da SAN FM e explicou que, embora haja vagas para todos os alunos, não é possível garantir o período desejado. "Temos vagas suficientes para todos os alunos, mas a disponibilidade de período depende da demanda. Infelizmente, muitos pais querem garantir que seus filhos estudem de manhã, o que acaba gerando essa grande procura", disse Paula.
Ela também ressaltou que a orientação da Secretaria de Educação é que os pais não se desesperem, pois há vagas disponíveis em outras escolas do município, como a Escola Santa Mônica e a Escola Terezinha Machado. "Caso as turmas na Laurindo Parmigiani estejam fechadas, haverá vagas em outras instituições. A orientação é que os pais não formem filas, pois, apesar da grande procura, todos os alunos serão matriculados", afirmou.
A secretária reforçou que o município tem salas disponíveis para abrir novas turmas, caso necessário, e pediu que os pais fiquem tranquilos, pois todos serão atendidos. A matrícula será feita nesta terça-feira, e os responsáveis foram orientados a procurar a escola para confirmar a vaga de acordo com a disponibilidade.
Com isso, a situação, que gerou grande expectativa e até aglomeração, foi esclarecida, e os pais puderam entender que, apesar da demanda, todas as crianças serão atendidas nas escolas municipais.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.