O evento reuniu empresários, profissionais liberais, autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade

A Associação Comercial e Industrial de Capitão Leônidas Marques (ACICAP), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizou na noite de terça-feira (25) um grande encontro voltado à conscientização sobre inclusão, acessibilidade e capacitismo. O evento reuniu empresários, profissionais liberais, autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, todos engajados em discutir caminhos para ampliar oportunidades e promover respeito às pessoas com deficiência.
Um dos palestrantes da noite foi Anderson Gromowski, que compartilhou reflexões sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no cotidiano e no mercado de trabalho. Anderson ressaltou que o capacitismo — preconceito que questiona ou subestima a capacidade de pessoas com deficiência — ainda é uma barreira a ser combatida.
“Capacitismo é essa dificuldade que a sociedade tem de aceitar a capacidade de uma pessoa com deficiência. Falamos sobre acessibilidade e situações vividas todos os dias. Queremos compartilhar conhecimento com empresários, entidades e com toda a população que esteve aqui. Esperamos que tudo tenha sido absorvido”, afirmou.
Ao comentar a empregabilidade, Anderson enfatizou que muitas empresas ainda não percebem o potencial profissional das pessoas com deficiência:
“Há muitas pessoas com deficiência com vontade e capacidade de trabalhar, com muito profissionalismo. Falta oportunidade. É isso que pedimos: oportunidades.”
Também palestrante da noite, a advogada doutora Clicélia Coutinho reforçou a importância de a sociedade desenvolver empatia e compreensão para promover um ambiente verdadeiramente inclusivo.
“A inclusão se faz importante quando é pautada na equidade. Tratar o diferente dentro da sua diversidade. A acessibilidade começa dentro de nós, quando valorizamos o outro dentro da sua capacidade, seja ela qual for”, destacou.
Ela ainda ressaltou que, antes de qualquer cobrança, é preciso olhar para si mesmo:
“Antes de cobrar o empresário, eu preciso refletir se estou colaborando para um mundo mais acessível. É fácil apontar o telhado do vizinho, mas e o meu? Inclusão começa pelo ‘eu’.”
O presidente da ACICAP, Cesar Righi, avaliou o encontro como essencial para orientar empresários e fortalecer a cultura da inclusão no município.
“Tivemos esse encontro em parceria com a OAB, trazendo informações de como devemos proceder no dia a dia. A Associação Comercial vem trabalhando a conscientização e buscando adequações. A inovação e a sensibilidade já estão no nosso meio, e precisamos avançar. Agradeço à diretoria da ACICAP por estar sempre empenhada em trazer novidades para nossos associados.”
A advogada doutora Daiane Siebre, da OAB de Capitão, também celebrou o resultado do encontro e reforçou a relevância das discussões.
“Foi marcante e inspirador. Os palestrantes mostraram a importância de desconstituir barreiras e trabalhar o capacitismo, a orientação e a educação inclusiva. Tenho certeza de que todos saíram daqui mais conscientes da importância de valorizar a singularidade de cada pessoa com deficiência”, afirmou.
Ela ainda destacou que o objetivo para os próximos meses é expandir as ações de conscientização:
“Queremos ampliar essas palestras, trazer novas experiências, e envolver tanto o Executivo quanto o Legislativo. As mudanças são necessárias e urgentes para que a inclusão realmente aconteça. Nosso caminhar ainda é lento, mas precisamos avançar.”


Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.