Encontro realizado na Casa da Cultura reuniu profissionais de diversas áreas para fortalecer o atendimento integrado e combater a violência infantil

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Capitão Leônidas Marques realizou, um encontro de capacitação com profissionais que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente do município. A atividade aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença de representantes dos setores da saúde, educação, esporte, Conselho Tutelar, além da recém-criada Secretaria de Cultura.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, Paula Borba, o objetivo é reativar e reformular a atuação da rede, garantindo um fluxo de atendimento mais eficaz e coordenado entre os setores. “A rede já existe em nosso município. Estamos apenas reestruturando seu funcionamento, promovendo formações e retomando encontros periódicos, que agora passarão a acontecer mensalmente”, explicou.
A rede de proteção tem como principal missão garantir os direitos das crianças e adolescentes, especialmente no combate à violência. “Muitas vezes os sinais de abuso ou negligência são percebidos por professores, motoristas escolares ou zeladores. É fundamental que esses profissionais saibam para onde encaminhar esses casos e como agir corretamente”, destacou Paula.
Durante os encontros, além do alinhamento entre os profissionais, também serão promovidos estudos de casos específicos e adaptações no fluxo de atendimento, de acordo com mudanças nas equipes e nas demandas apresentadas. A secretária ainda informou que os membros da rede terão acesso a uma formação online oferecida pelo Ministério Público.
“A proposta é fortalecer cada vez mais essa rede, incluindo novos membros e garantindo que nenhuma criança ou adolescente fique desprotegido. O foco é a proteção integral e o enfrentamento à violência”, finalizou Paula.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.