Capacitação com profissionais da Educação aborda violências no contexto de trabalho em Capitão

O encontro conta com palestras que abordam as violências no ambiente de trabalho, com foco em conscientização, prevenção e identificação de situações abusivas.

Rádio SAN FM
Divulgação (Foto: Rádio SAN FM)

Nesta quarta-feira (23), a Casa da Cultura Vitor Valendoff, em Capitão Leônidas Marques, está sendo palco de uma importante capacitação voltada aos profissionais da educação. O encontro conta com palestras que abordam as violências no ambiente de trabalho, com foco em conscientização, prevenção e identificação de situações abusivas.

A Psicóloga e Professora Universitária Gabriela de Conto Bett foi a palestrante do evento. Ela destacou a importância de discutir formas de violência, como o assédio moral e sexual, bem como as diversas formas de discriminação. "Nosso objetivo hoje é que a gente consiga entender que algumas coisas feitas no contexto de trabalho se caracterizam como violência e outras que a gente acha que são assédio, não são. A partir dessa identificação, conseguimos minimizar as situações de violência", explicou.

A Assessora Pedagógica Janice Bortolini explicou que a capacitação reúne diferentes profissionais que atuam nas escolas do município. "Esses profissionais são os que trabalham conosco nas escolas: psicólogas, merendeiras, vigias, motoristas do transporte escolar. Vamos trabalhar durante todo o dia, tanto de manhã quanto à tarde, abordando os tipos de violência, o que caracteriza uma violência, pois muitas vezes pensamos que violência são apenas agressões físicas, quando na verdade não são", pontuou.

O evento também se destacou pelo compromisso com a inclusão. Duas Intérpretes de Libras, Julia Vanessa Dall Oglio e Nilce Alves Vaz, vieram de Cascavel para garantir a acessibilidade da comunicação para o instrutor e professor de Libras de Capitão, Antonio Marcos da Silva, que é surdo. "Estamos felizes de estar aqui proporcionando acessibilidade linguística para o Antonio Marcos. Gostaríamos que isso fosse sempre valorizado e que essa ideia se multiplicasse em diversos espaços", afirmou a intérprete Nilce.

Antonio Marcos também compartilhou sua satisfação em participar da capacitação. "Estou muito feliz de estar aqui nesse evento, porque falta acessibilidade em muitos lugares. Espero que essa ideia se multiplique e seja incentivada. Muito obrigado pela interpretação de hoje", declarou.

A capacitação é mais um passo importante rumo a um ambiente de trabalho mais justo, seguro e inclusivo para todos os profissionais da educação do município.

Confira as entrevistas e fotos nos link abaixo:

https://www.facebook.com/SANFM106/posts/pfbid0MaHVoGR1rHx5Z8G3TWGqqoKq58gyEYz4H4Pk7T3Bdra1w1d2X6GzCcvN8YPnuvFZl 

Fonte Redação SAN FM

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.