A noite terminou com a sensação de missão cumprida, reforçando que quando diferentes instituições se unem pelo bem comum, os resultados aparecem na formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para o futuro.

Na noite de quarta-feira (30), na Casa da Cultura de Capitão Leônidas Marques aconteceu mais uma importante etapa do programa A União Faz a Vida, uma parceria consolidada entre o Sicredi e a Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu professores da rede municipal e estadual para uma formação que destacou a importância da cooperação, do protagonismo estudantil e da empatia nas salas de aula.
Fernando Largo, gerente da agência Sicredi em Capitão Leônidas Marques, comemorou mais uma ação bem-sucedida do programa e destacou a atuação do Sicredi como agente transformador na comunidade.
“Estamos muito felizes em estar aqui hoje. O Programa União Faz a Vida começou lá em 1995 e já em 2006 chegou ao Paraná com força. Hoje, ele representa o nosso maior programa social, reafirmando o compromisso do Sicredi com a comunidade e a educação. Esta formação é mais uma prova de que estamos no caminho certo, promovendo um ensino mais humano e participativo para nossas crianças”, concluiu.
O secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Ledur, destacou a relevância da parceria, que há anos vem gerando frutos nas escolas do município. Segundo ele, a continuidade do programa evidencia o comprometimento da educação municipal com metodologias que vão além do ensino tradicional.
“A parceria com o Sicredi já vem de anos e tem sido essencial para o desenvolvimento de ações dentro das nossas escolas. Hoje, com essa formação, buscamos motivar ainda mais nossos professores, que são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Estamos vendo cada vez mais professores engajados nos projetos, trabalhando diretamente com nossos alunos do 4º e 5º anos, e também com as turmas dos CMEIs”, explicou Ledur.
Responsável pelo programa nos municípios da região da cooperativa Sicredi Fronteiras, Tamires Oliveira também ressaltou a importância do envolvimento coletivo e do papel do educador como mediador do conhecimento.
“Hoje é um dia muito especial em que destacamos o papel transformador do educador. O programa só ganha vida por meio deles, que promovem o protagonismo e despertam a curiosidade dos estudantes. Não existe material didático fixo, pois cada projeto nasce da realidade e das perguntas que surgem na sala de aula. E é graças à parceria com a Secretaria de Educação que conseguimos manter essa rede de compromisso viva”, afirmou Tamires.
A palestrante da noite, Marcela Fabrício, trouxe à formação um olhar humano e atual, destacando o papel das soft skills na educação contemporânea. Sua palestra abordou temas como empatia intergeracional e inteligência emocional, reforçando a importância da escuta e do acolhimento nas relações escolares.
“A integração entre gerações e a empatia são habilidades essenciais para os educadores de hoje. A educação tem mudado, e trabalhar com inteligência emocional é mais do que necessário, principalmente quando pensamos nas crianças com características atípicas. A formação de hoje ajuda a preparar melhor os profissionais para lidarem com essa diversidade, com amor e sensibilidade”, disse Marcela.
A noite terminou com a sensação de missão cumprida, reforçando que quando diferentes instituições se unem pelo bem comum, os resultados aparecem na formação de cidadãos mais conscientes, empáticos e preparados para o futuro.
Confira as fotos e entrevistas no link abaixo:
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.