Os outros 30% seguem com Copel
O Grupo Neoenergia vendeu 70% das ações da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, no Paraná, à estatal francesa EDF. A operação movimentou R$ 1,43 bilhão, quantia definida como “Enterprise Value”, que inclui o valor da empresa, o patrimônio e a dívida líquida. O empreendimento gera energia suficiente para abastecer uma cidade com um milhão de pessoas.
O valor da operação pode ser corrigido pela variação do CDI desde 30 de junho de 2024 até a data do fechamento da venda. A transação precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autoridades de defesa concorrencial com jurisdição sobre as partes e da Agência Nacional de Energia Elétrica (“Aneel”), entre outros.
A hidrelétrica tem uma capacidade instalada de 350 megawatts (MW) e 172 MW de garantia física. Os 30% de ações que não foram comercializadas pertencem à empresa Copel que não vai deixar a empresa.
A usina entrou em operação em 2019 depois de receber um investimento de R$ 2,3 bilhões. A concessão do ativo vence em 2049. Localizada no Sudoeste do Paraná, a hidrelétrica gera energia usando a água do Rio Iguaçu entre as cidades de Capanema e Capitão Leonidas Marques.
Comunicado do Neoenergia
O Grupo Neonergia comunicou a venda com um fato relevante. Segundo o comunicado, a “operação reforça a estratégia de rotação de ativos da Companhia com foco em otimização de
portfólio com geração de valor, seguindo a disciplina de capital e simplificação de sua estrutura”.
O conglomerado é dono de três distribuidoras que atuam no Nordeste e são as seguintes: Neonergia Pernambuco, Neoenergia Coelba, da Bahia, e Neoenergia Cosern, no Rio Grande do Norte.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.