Outubro Rosa: Palestra em Capitão Conscientiza sobre Prevenção ao Câncer de Mama

A palestra teve como foco a conscientização e prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

Rádio SAN FM
Divulgação (Foto: Rádio SAN FM)

A Casa da Cultura de Capitão recebeu um importante evento, na noite de sexta-feira (18), promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com o Grupo Onco Rosas, ACICAP Mulher, OAB, Sicredi e a Secretaria de Assistência Social. A palestra teve como foco a conscientização e prevenção do câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

A médica Dra. Inosimar Martins ressaltou a importância do autoconhecimento: “Conhecer o próprio corpo é fundamental. O autoexame deve ser ensinado desde a primeira menstruação, pois possibilita a detecção precoce de alterações. É vital que as mulheres busquem apoio nas Unidades Básicas de Saúde para realizar exames de rastreio, como a mamografia, recomendada entre 50 e 69 anos.”

O oncologista Leandro Acosta também destacou a relevância do evento: “Este mês é um chamado à reflexão sobre a saúde da mulher. O Outubro Rosa não é apenas sobre a detecção de doenças, mas sobre a conscientização de hábitos saudáveis e a importância de realizar exames preventivos. Não devemos ter vergonha de procurar ajuda; isso pode ser crucial para um diagnóstico precoce.”

A Secretária de Assistência Social, Eliana Magnabosco, expressou satisfação com a grande participação do público: “O Outubro Rosa é um momento de relembrar a importância do cuidado contínuo. Capitão conta com várias políticas públicas para apoiar as mulheres que necessitam de atenção, tanto em saúde quanto em suporte psicológico.”

Neiva Stulp, do Grupo Onco Rosas, enfatizou o acolhimento: “Eventos como este são essenciais para conscientizar não apenas as mulheres, mas também os homens sobre a importância de exames preventivos. O autoexame é um ato de amor próprio e autocuidado, que deve ser incentivado o ano todo.”
A psicóloga Rosamary Schultz abordou a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no tratamento: “As mulheres enfrentam desafios emocionais e sociais ao lidar com o câncer. O suporte psicológico é crucial para a reconstrução da autoestima e para que elas encontrem força e apoio em suas redes familiares e sociais.”

Por fim, Sirlei Rossoni, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, avaliou o sucesso do evento: “A casa cheia é um indicativo do impacto que estamos causando. A prevenção deve ser uma prática contínua, e é vital que as mulheres façam seus exames regularmente, pois um diagnóstico precoce pode salvar vidas.”

O evento foi um momento significativo de informação e apoio, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde feminina.

Fonte Redação SAN FM

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.