A psicóloga Luana Dallazem participou de um encontro do Interact Club de Capitão Leônidas Marques no domingo, onde proferiu uma palestra sobre o Setembro Amarelo.
A psicóloga Luana Dallazem participou de um encontro do Interact Club de Capitão Leônidas Marques no domingo (29), onde proferiu uma palestra sobre o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante sua fala, Luana enfatizou a importância da família em perceber mudanças bruscas no comportamento de seus membros, como o isolamento social, que é um sinal significativo de problemas emocionais.
Em entrevista à SAN FM, ela destacou que "é fundamental que a família e os amigos estejam atentos a esses sinais e conversem com a pessoa afetada" para criar um ambiente de confiança. A psicóloga também mencionou que muitos indivíduos que enfrentam questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, frequentemente não recebem o apoio necessário e podem ser ridicularizados ao tentarem expressar suas dificuldades.
Ela ressaltou que "as taxas de suicídio e depressão estão alarmantemente altas", o que torna essencial discutir abertamente esses temas. Ela sugeriu que o primeiro passo para buscar ajuda deve ser dentro do próprio lar, onde as pessoas se sentem mais confortáveis para se abrir sobre suas emoções. Além disso, ela incentivou a busca por profissionais de saúde mental e serviços de psicoterapia disponíveis na comunidade.
A palestra abordou também o estigma em torno da terapia, lembrando que "fazer terapia não significa ser louco", mas sim um passo importante para cuidar da saúde mental. Luana concluiu afirmando que "é vital buscar apoio e conversar sobre os sentimentos", especialmente em momentos onde o isolamento social pode intensificar os problemas emocionais.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.