Obras estão paradas desde 2020 depois que a empresa contratada abandonou o serviço
Agora é oficial. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) enfim marcou a data para escolher a empresa que vai elaborar os projetos básicos e executivos do trecho remanescente da duplicação BR-163 entre Cascavel e Marmelândia. Informação confirmada em primeira mão ao blog pelo superintendente do Dnit, Hélio Gomes da Silva Júnior.
O custo máximo para o novo projeto é de mais de R$ 3,7 milhões. A licitação será no dia 5 de novembro, por concorrência eletrônica. E será escolhida a empresa que apresentar melhor técnica e preço.
A duplicação completa é de 74,96 km entre as cidades, mas uma parte já foi executada. Restam praticamente 18 km para serem concluídos.
O projeto inclui algumas mudanças no traçado original, elaborado ainda em 2014, quando todo o processo começou. Foi considerado acréscimo de 20%, totalizando 31,61 km, para abranger todos os retornos e acessos necessários.
Uma das principais alterações será no trecho entre Lindoeste e Santa Lúcia, próximo a comunidade de Cerro Azul. Em 2023, os moradores fizeram protestos cobrando a construção no retorno. Em alguns casos, a população precisaria se deslocar 20 km de ida e mais de 20 km de volta para chegar em casa pela falta do acesso. Além disso, o trecho já foi palco de inúmeros acidentes.
A empresa contratada terá 309 dias para concluir o projeto, com um prazo total de 489 dias para entrega. A elaboração do projeto é a fase inicial da retomada da duplicação.
A obra começou em 2014 e deveria ter sido entregue em 2018. Mas houve atrasos e aditivos.
Na prática, tudo está parado desde 2020, quando a empresa contratada na época abandonou o serviço por falta de pagamento. Em 2022, o contrato foi cancelado por decisão de justiça e uma nova contratação precisa ser feita.
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