Moradores próximos à Usina Salto Caxias participam de exercícios simulados de evacuação

Nesta semana, de 11 a 16 de setembro, a Copel e a Defesa Civil estão promovendo atividades do Plano de Ação de Emergências da Usina Salto Caxias.

Rádio SAN FM
Divulgação (Foto: Rádio SAN FM)

Nesta semana, de 11 a 16 de setembro, a Copel e a Defesa Civil estão promovendo atividades do Plano de Ação de Emergências da Usina Salto Caxias. A ação preventiva é executada atendendo determinação de uma lei federal de segurança de barragens e envolve simulações com o acionamento de sirenes e a evacuação de moradores próximos ao rio, abaixo da barragem, seguindo as placas de sinalização recentemente instaladas. As famílias foram previamente cadastradas e informadas sobre as atividades.

Marcio Andrei Lauxen, Superintendente de Geração da Copel, destacou a importância dessa simulação: "Esse trabalho é baseado em legislações federais e tem como objetivo garantir que a população, a empresa, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros saibam como agir em caso de emergência. Nossas barragens são extremamente seguras, mas o simulado serve para que todos estejam preparados caso seja necessário."

O subtenente Sott, do Corpo de Bombeiros do Paraná, também comentou sobre a parceria: “O Corpo de Bombeiros é um parceiro fundamental em iniciativas que buscam mitigar e prevenir riscos. preparados e saibam como agir, trazendo tranquilidade

Já o subtenente Apolinário, da Defesa Civil, reforçou o caráter contínuo do trabalho: "A Defesa Civil está presente 24 horas por dia, sempre em monitoramento. Esse treinamento é fundamental para que, em caso de emergência, a população saiba como agir, facilitando o trabalho de recuperação."

Por fim, Vagner Loures, coordenador municipal da Defesa Civil do Capitão Leônidas Marques, ressaltou: “Esse treinamento é uma exigência legal e visa tranquilizar a população. A barragem está em plena segurança, mas é essencial que todos saibam como proceder em uma situação de risco, garantindo a proteção de suas vidas e de seus familiares”.

Fonte Radio SAN

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.