A campanha em Capitão Leônidas Marques será realizada no Centro de Saúde e nos postos de saúde de Alto Alegre e Bom Jesus, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde, será realizada de 27 de maio a 14 de junho em todo o Paraná. O ponto alto da mobilização estadual será no Dia D, marcado para 8 de junho. Pais e responsáveis são incentivados a garantir a imunização de crianças menores de cinco anos contra essa doença grave. As doses estarão disponíveis a partir de segunda-feira (27) em mais de 1.850 salas de vacinação distribuídas pelos 399 municípios paranaenses.
Os municípios terão autonomia para definir as melhores estratégias de mobilização, adaptando-se às realidades locais.
A enfermeira Silvane Dallabrida, da Secretaria de Saúde de Capitão Leônidas Marques, destacou a importância da vacinação no município:
"O Ministério da Saúde inicia, na próxima segunda-feira, 27 de maio, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que seguirá até 14 de junho. Conhecida popularmente como a vacina da gotinha, a imunização é crucial para prevenir a poliomielite, uma doença grave que pode causar paralisia dos membros inferiores, sem cura ou tratamento eficaz. O último caso registrado no Brasil foi em 1989, e o país recebeu o certificado de área livre da poliomielite em 1994. No entanto, há risco de reintrodução do vírus devido à circulação em outros países e ao declínio na cobertura vacinal nacional. É fundamental que alcancemos a meta mínima de 95% de crianças vacinadas para manter a erradicação."
A campanha em Capitão Leônidas Marques será realizada no Centro de Saúde e nos postos de saúde de Alto Alegre e Bom Jesus, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os pais devem levar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal da criança (CPF ou cartão SUS) para registro no sistema.
Crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. As menores de um ano devem seguir o esquema primário com três doses da vacina inativada poliomielite (VIP). Crianças de um a quatro anos devem receber a vacina oral poliomielite (VOP), desde que tenham completado o esquema primário com VIP.
"A campanha da gotinha é bem aceita pelas crianças, facilitando a imunização. Pedimos aos pais que aproveitem esta oportunidade para proteger seus filhos contra a poliomielite", concluiu Silvane Dallabrida.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.