Aprovação ocorreu na segunda-feira
Na noite de segunda-feira (06), a Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei do Legislativo nº 07/2024. Este projeto, cuja súmula autoriza o Executivo Municipal a nomear uma via de ligação estratégica, representa um marco significativo para a comunidade local.
O projeto, de autoria do Vereador Revair José Rodrigues, foi aprovado e estabelecido na legislação municipal.
O Projeto de Lei tem por finalidade denominar a via de ligação do entroncamento da BR-163 e PR-484 até a Avenida Iguaçu, localizada no perímetro urbano do município de Capitão Leônidas Marques e render uma justa e merecida homenagem a pessoa nominada, bem como aos seus familiares. DYONISIO LOPES, nasceu no dia 02 de novembro de 1929, na cidade de Erechim – Rio Grande do Sul.
Descendente de italiano, seus pais, Augusto Lopes e Ana Dorigon Lopes, residiu com a família na cidade de Erechim/RS até seus 18 anos de idade, quando se mudou para a cidade de Concordia/SC, onde residiu até seus 24 anos de idade.
Na cidade de Concordia/SC, conheceu e casou-se com sua esposa Zelia Lopes Silveira, no ano de 1953, com quem teve 07 (cinco filhos: Soeli Lopes Palaoro; Luiz Carlos Lopes, Ceni Lopes Esser; Roseli Terezinha Lopes (in memoria), Maria Lucia Lopes e Jussara Terezinha Lopes Pazeli; Angelina Lopes (in memoria).
No ano de 1954, a família mudou-se para a região de Dois Vizinhos, que na época pertencia ao Município de Francisco Beltrão. Em 1964, veio morar em Capitão Leônidas Marques, mais precisamente na Avenida Iguaçu, 127, onde abriu um comercio de compra e venda de cereais, tecidos, ferramentas e demais utensílios, que uma cidade recém emancipada e de pequenos agricultores necessitavam. Dyonisio, apesar de não ter concluído os estudos, era uma pessoa inteligente, atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do país, do estado e do município engajando-se como militante em movimentos sociais sendo que no ano de 1964 e 1987, participou da revolta dos colonos, onde foi um dos líderes do movimento, para fazer valer os direitos das classes mais trabalhadoras da sociedade brasileira.
No ano de 1968 foi eleito Vice-Prefeito, juntamente com Vitor Valendolf, até o ano de 1972, os dois trabalharam juntos em diversas obras, principalmente na abertura de novas estradas que contribuíram para o escoamento da produção dos agricultores, como na comunicação entre municípios, distritos e comunidades locais.
Seu Dyonisio, era uma pessoa muito religiosa e atuante nos movimentos da Igreja Católica: Cursilho, Movimento Carismático e Ministérios, onde foi presidente dos ministros da Igreja Católica do Oeste do Paraná. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Capitão Leônidas Marques entre os anos 1980 a 1986, com trabalhos voltados aos direitos dos trabalhadores rurais, como aposentadoria, créditos rurais entre outros. Devido ao difícil acesso a Coopavel e BR 163, pela antiga estrada, ele sugeriu que se criasse uma nova estrada, sendo esta a atual, onde doou parte de sua chacra, para abertura da mesma, a qual foi concretizada. Sempre esteve envolvido na Política Municipal, sendo um dos fundadores do partido do MDB em Capitão Leônidas Marques, ao qual permaneceu até sua morte.
Faleceu em data de 01 de abril de 2009, vítima de câncer, deixando um vazio imenso na comunidade e um legado de bons ensinamentos, amor, respeito e fé, razão que merece esta justa homenagem.
O presidente da Câmara, Revair Rodrigues, falou da homenagem com o nome desse acesso para a BR 163.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.