As principais causas de afogamentos são a falta de precaução, o consumo de álcool e drogas, e a subestimação da força das correntes de água
O verão 2023-2024 tem chamado a atenção no Paraná por conta do grande número de afogamentos registrados.
Somente nesse final de semana segundos dados do sistema do Corpo de Bombeiros mostraram que no último fim de semana foram registrados 120 atendimentos para situações de afogamento no Paraná.
Com o aumento de casos de afogamentos no estado, o Corpo de Bombeiros de Capitão Leônidas Marques está orientando a população sobre medidas de prevenção.
Segundo o 2º Sargento Fábio Bach, do Corpo de Bombeiros, as principais causas de afogamentos são a falta de precaução, o consumo de álcool e drogas, e a subestimação da força das correntes de água.
Em caso de afogamento, o sargento Fábio orienta que as pessoas não tentem salvar a vítima se não forem profissionais capacitados. O melhor a fazer é jogar algum objeto flutuante para a vítima e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou 199.
O sargento Fábio também destacou que a fiscalização em locais de banhos públicos é insuficiente na região. Por isso, é importante que as pessoas tomem cuidado redobrado ao se banhar em rios, lagos e praias.
Para evitar acidentes, o sargento Fábio recomenda que as pessoas sigam as seguintes orientações:
• Nunca mergulhe em lugares desconhecidos, principalmente em rios e lagos.
• Sempre use colete salva-vidas ao entrar na água, principalmente se estiver em embarcações.
• Não nade sozinho.
• Não nade sob a influência de álcool ou drogas.
• Não subestime a força das correntes de água.
• Supervisione crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
O sargento concedeu entrevista ao repórter Felipe Bergamaschi.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.