A equipe está no município para averiguar a situação da dengue e capacitar os agentes de endemias
A Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques recebeu, nesta terça-feira (05), a equipe de entomologia do Paraná, referência estadual e nacional em combate a doenças transmitidas por vetores. A equipe está no município para averiguar a situação da dengue e capacitar os agentes de endemias.
A capacitação, que ocorre até sexta-feira (09), tem como objetivo orientar os agentes sobre as melhores práticas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
O secretário de Saúde de Capitão Leônidas Marques, Odair Farina (Polaco), agradeceu a visita da equipe de entomologia e destacou a importância da conscientização da população para o combate à dengue.
"Hoje nós estamos em epidemia de dengue, então a gente tem que fazer esse trabalho, né? Graças a Deus eles vieram aqui para nos ajudar agora. A gente pede para a população também, faça o seu trabalho. O trabalho não é só nosso, mas o principal é da nossa população dentro da sua casa, dentro do seu lote, né, para que elimine os nossos, os criadores do mosquito da dengue. Mas a gente vai fazer esse trabalho agora até sexta-feira com eles aqui para tentar diminuir e quem sabe no futuro próximo acabar com o mosquito da dengue em nosso município", disse o secretário.
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Para evitar a dengue, é importante eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que são:
Pratos de vasos de plantas;
Garrafas vazias;
Latas;
Brinquedos;
Piscinas sem uso;
Caixas de água;
Tanques;
Calhas;
Ralos.
O assessor de imprensa da prefeitura, Roberto Pereira, tem mais informações.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.