O evento contou com a participação do superintendente (DNIT), Hélio Gomes da Silva Júnior
Na tarde quinta-feira (14), moradores e líderes das cidades de Capitão Leônidas Marques, Lindoeste, Santa Lucia e Realeza se reuniram em uma audiência pública realizada na Casa da Cultura em Capitão Leônidas Marques. O objetivo do encontro foi claro: discutir os pedidos de mudanças no novo projeto para a conclusão da duplicação da BR-163, uma rodovia de extrema importância para a região.
A audiência foi organizada pela Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques e com apoio da ACAMOP – Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste.
O evento contou com a participação do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hélio Gomes da Silva Júnior, que se mostrou disposto a ouvir as demandas dos presentes e se comprometeu a analisar caso a caso os itens solicitados.
Uma das razões para a reavaliação do projeto é a desistência da empresa responsável pelas obras iniciais. Agora, está prevista a licitação de um novo projeto, com o DNIT anunciando o lançamento de um edital até março de 2024 para licitar os serviços remanescentes da BR-163, entre a cidades de Cascavel e Distrito de Marmelândia em Realeza.
No entanto, a duplicação da BR-163 já é uma fonte de preocupação há anos. A obra, que já consumiu mais de R$ 743 milhões dos cofres públicos, teve o contrato assinado para o início da duplicação dos 74 km em 2014. No entanto, sofreu atrasos significativos, começando apenas 14 meses após a assinatura do contrato, em 2016.
Pedido feito pela câmara de Capitão depois de ouvir a comunidade:
**Construção de marginais de mão dupla da Grande Parada até a Linha Alto Caçula em ambos os lados.
**Construção de acessos sentido Cascavel a Capitão Leônidas Marques antes da Grande Parada, cem metros antes do Mercado Trevo e antes da entrada do Bairro São Gabriel
**Criação de um retorno antes da ponte sobre o Rio Iguaçu para garantir a segurança do transporte escolar.
**Construção de acessos na Linha Alto Caçula, em frente ao Posto 25 de Julho e em frente à Grande Parada no sentido Realeza a Cascavel.
**Criação de um retorno na Linha São José.
**Realização de estudo de engenharia para adequação da "Curva do Barea" com instalação de sinalização e redutores de velocidade para evitar acidentes.
**Liberação da área de domínio do DNIT para que o município possa construir estradas paralelas para o transporte de máquinas agrícolas.
**Resolução do problema de controle das águas pluviais e instalação de canaletas em locais específicos.
**Construção de áreas de aceleração e desaceleração nas entradas das comunidades da Linha São José, São Sebastião, Alto Caçula e Hortelã.
**Melhoria na sinalização provisória até a finalização da obra.
**Acerto de todos os passivos de indenização do projeto inicial e cumprimento dos acordos entre o DNIT e proprietários de imóveis às margens da BR-163.
**Inclusão no projeto de um retorno para o acesso ao Novo Hospital próximo à fábrica de cabeceiras B&M Box.
**Pedágio na BR somente após a conclusão da obra de duplicação para reduzir custos aos usuários.
**Melhorias nos pontos de aquaplanagem.
**Realização de audiência pública pelo DNIT com os municípios de Capitão Leônidas Marques, Realeza, Santa Lúcia e Lindoeste antes da licitação para apresentação do projeto à comunidade.
A Rádio SAN FM transmitiu ao vivo toda a audiência de quinta-feira por sua página no facebook.
Agora você confere as entrevistas.
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