Primeiro boletim da dengue do ano aponta 15 notificações com um caso de dengue em Capitão

Seis aguardam resultados de exames.

Divulgação
Divulgação (Foto: Divulgação)

O primeiro boletim epidemiológico da dengue de 2023, divulgado pela Secretaria de Saúde de Capitão aponta que hoje no município tem um caso confirmado de dengue.

Notificados são 15. Seis aguardam resultados de exames.

No estado do Paraná em comparação ao último boletim, publicado em 20 de dezembro do ano passado, houve um aumento de 18% nas notificações (4.997) e 14% de novos casos confirmados (282).

A transmissão da dengue acontece por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C), que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem acontecer.

O mosquito Aedes aegypti também é responsável por transmitir, além da dengue, a zika e a chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika e foram confirmados três casos importados de febre chikungunya.

A enfermeira do Setor de Endemias em Capitão, Barbara Marca, relembra o que as pessoas podem fazer para evitar aumento de casos.

Fonte Radio SAN/ AEN

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.