Hoje são 6.462 veículos emplacados em Capitão.
Os marquesienses proprietários de veículos devem pagar neste ano R$ 7.264.457,01 em IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.
Hoje são 6.462 veículos emplacados em Capitão.
Do valor total 50% dele fica com o Governo do Estado e a outra metade retorna ao município.
A prefeitura de Capitão define, de acordo com as necessidades da população, como será investido o dinheiro do imposto.
Esse tributo estadual recebe uma ampla aplicação, sendo destinado nas mais diversas áreas, como educação, saúde, cultura, transporte, segurança e infraestrutura. O imposto é um tributo não vinculado, ou seja, ele não é condicionado a uma contraprestação específica, tem caráter contributivo e deve ser aplicado em benefício da sociedade.
O contribuinte pode consultar e emitir as Guias de Pagamento pelo portal do IPVA, parcelamento, emissão de guia de pagamento, regularização de débitos e revisão do valor venal.
Para 2023, além da possibilidade de quitação em cinco parcelas, sem desconto, ou pagamento à vista com 3% de abatimento, será possível pagar com cartão de crédito, que permite parcelar o imposto em até 12 vezes, com juros. Pelo site da Secretaria da Fazenda é possível acessar as melhores formas de pagamento. Também haverá a opção de quitação da Guia de Recolhimento com QRCode via PIX, mais uma facilidade para o contribuinte.
Quem não pagar fica inadimplente e isso impossibilita a obtenção do licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito, e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.