Manifestação em Capitão: Moradores relatam poluição no rio Andrada e os altos preços da energia elétrica

As famílias ribeirinhas, junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, entregarão ao Ministério Público do Estado do Paraná um ofício com as reivindicações e denúncia sobre a situação do rio Andrada

Nessa quinta-feira (18), durante todo o dia, moradores da região estarão mobilizados no município de Capitão Leônidas Marques para denunciar aos órgãos públicos a situação das famílias ribeirinhas do rio Andrada e o aumento excessivo na tarifa de energia.

As famílias ribeirinhas, junto ao Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, entregarão ao Ministério Público do Estado do Paraná um ofício com as reivindicações e denúncia sobre a situação do rio Andrada, ou Baicuru, como é popularmente chamado. O rio, que percorre os municípios de Cascavel, Boa Vista da Aparecida, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques, deságua no rio Iguaçu e hoje se encontra completamente poluído por dejetos da criação de suínos.

Segundo a denúncia uma unidade de uma Cooperativa, instalada desde 2016 no distrito de Juvinópolis, e que tem capacidade de produção de 30.000 (trinta mil) porcos por mês. Estima-se que 200 famílias ribeirinhas estejam sendo diretamente afetadas pelos problemas decorrentes da poluição. A população indica que há dois anos tem observado com preocupação as mudanças na coloração e turbidez da água. Porém, com a estiagem do último período, houve o agravamento do mau cheiro, escurecimento da água e impossibilidade do consumo dos peixes do rio. Em sua grande maioria, os ribeirinhos exercem atividades da agricultura familiar e dependem da qualidade da água do rio Andrada para produção e garantia da reprodução da vida.

A denúncia será entregue em mãos do Ministério Público na tarde dessa quinta-feira.

O preço da luz é um roubo!
Ainda na tarde dessa quinta-feira (18), o MAB, junto às entidades e parceiros da região sudoeste do Paraná, realizará em frente ao escritório da Companhia Paranaense de Energia – Copel, em Capitão de Leônidas Marques, um ato em denúncia aos aumentos absurdos da tarifa de energia elétrica. A ação faz parte da Jornada de Lutas “O Preço da Luz é um Roubo” que acontecerá no mesmo dia, em diversos estados de todo o país.

A reportagem da SAN FM acompanhou a mobilização na manha de hoje e você confere entrevistas com Nivea Maria Diogenes representante do MAB, vice prefeito de Santa Lucia, Jaury Scariot, prefeito de Santa Lucia Renato Tonidandel e vereador Dalci Berti.

Fonte Rádio SAN FM/ Assessoria MAB

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.