A pesquisa teve como objetivo a "percepção de munícipes idosos e gestores para uma cidade mais amigável com a população idosa"
Na terça-feira (05), os trabalhadores da Secretaria de Assistência Social, Cultura e Cidadania de Capitão L. Marques estiveram em reunião com idosos do município, para ouvi-los em relação as ações mais importantes a serem aplicadas durante a gestão.
O município pretende aderir ao Programa Cidade Amiga do Idoso.
A pesquisa, que teve como objetivo a "percepção de munícipes idosos e gestores para uma cidade mais amigável com a população idosa", foi elaborada por pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e realizada com cerca de 20 idosos e 5 cuidadores e familiares.
A pesquisa se dividiu em eixos de debate, sendo eles:
Eixo 1. Espaços abertos e prédios moradia transporte.
Eixo 2. Participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego.
Eixo 3. Comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde.
Eixo 4. Ageismo (conceito que se refere a atitudes discriminatórias contra indivíduos ou grupos)
A escuta é parte primordial para concessão do selo "Cidade Amiga do Idoso", certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tornar-se um município acessível ao idoso é, inclusive, um compromisso estabelecido pelo Governo Municipal.
Além disso, outubro é o mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso e, portanto, há maior atenção às políticas voltadas aos munícipes com 60 anos ou mais, para que nosso município esteja adequado aos padrões de acessibilidade e conforto que os idosos marquesienses merecem e têm direito.
A Secretária de Assistência Social, Regina Scapini, explica os encaminhamentos ouvindo os idosos para implantação do programa.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.