Representantes de Capitão participaram de reunião para futura implementação do Centro de Cirurgias Programadas

Em toda região oeste a estimativa é que a fila para cirurgias eletivas ultrapasse 20 mil pessoas

A Saúde não pode esperar!

Na quinta-feira (16) aconteceu em Cascavel uma reunião para discutir a questão de cirurgias eletivas (cirurgias não emergenciais).

Foi uma reunião aberta da comissão de saúde na Câmara de vereador de Cascavel e teve por finalidade discutir a implementação do Centro de Cirurgias Programadas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

As cirurgias eletivas representam um verdadeiro gargalo para a saúde de toda a região oeste do Paraná.

Atualmente apenas o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) conta com uma fila de aproximadamente 1.500 pessoas na espera por uma cirurgia. Essa situação faz com que pessoas esperem até 10 anos.

A prefeitura de Cascavel estima que existam mais de 6 mil pessoas no município aguardando por esse procedimento. Em toda região oeste a estimativa é que a fila ultrapasse 20 mil pessoas.

Atualmente o Hospital Universitário tem contratualizado com o governo do estado do Paraná 80 cirurgias eletivas por mês. Com a implantação do centro de cirurgias programadas esse número tem o potencial de chegar a 400 cirurgias mensais, fato que aliviaria a fila das cirurgias eletivas. Em um ano seria possível a realização de em torno de 5.000 cirurgias.

A criação do Centro de Cirurgias Programadas pode servir de modelo para o Paraná e o Brasil, ao se destinar uma estrutura exclusiva para a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos e, sendo determinante para zerar fila do SUS, dando alento e qualidade de vida para os mais de 20.000 paranaenses da região oeste que aguardam o procedimento.

Da cidade de Capitão Leônidas Marques, estiveram presentes na reunião, os Vereadores Valmir Lucietto, Nenê da Martins, Cleudes Pavan e  Jane Rigo, quem representou o Conselho Municipal de Saúde de Capitão foi  a enfermeira Andreia Calgaro.

Andreia comenta da discussão para diminuir a fila de espera por pessoas que aguardam fazer cirurgias.

Fonte R[adio SAN FM - Assessoria

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.