Em Lindoeste e Boa Vista da Aparecida foram 85%
A campanha de atualização de rebanho, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), encerrou seu período regular com 88% das propriedades devidamente registradas.
A atualização é importante para que o Estado tenha conhecimento da quantidade e distribuição do rebanho, e possa agir rapidamente e de forma eficaz no controle de doenças.
Além de auxiliar na vigilância sanitária, a atualização dos rebanhos também é importante para garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, conferido em 27 de maio pela Organização Mundial de Saúde Animal.
Na área da abrangência da ADAPAR de Capitão os números são os seguintes; Capitão Leônidas Marques e Santa Lucia cerca de 99% dos produtores fizeram a atualização, já em Lindoeste e Boa Vista da Aparecida foram 85%.
O Chefe da Adapar de Capitão, Fernando Nascimento, comenta sobre os números nos municípios.
Fernando comenta ainda, sobre as infrações que o produtor receberá não tendo realizado a atualização.
E ainda reforça sobre a importância de atualizar, e sobre o controle de doenças nos animais.
Além da possibilidade da multa, os produtores que não efetivarem a atualização ficam impedidos de emitir a Guia de Trânsito de Animais (GTA), sem possibilidade de transporte entre propriedades ou para abate. Dentro do prazo da campanha, que foi de 1º de maio a 30 de junho, a atualização cadastral podia ser feita de forma online. Agora, somente pode ser realizada na Unidade Local da Adapar.
A próxima campanha de cadastro do rebanho vai ocorrer apenas em 2022.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.