A Secretaria de Saúde orienta os munícipes que as agulhas, seringas ou qualquer tipo de material perfurocortante sejam entregues nas Unidades de Saúde do município
Você sabe como fazer o descarte correto dos materiais injetáveis que utiliza em casa?
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde, orientam os munícipes que as agulhas, seringas ou qualquer tipo de material perfurocortante utilizado em casa, sejam entregues nas Unidades de Saúde do município, para que seja realizada disposição final ambientalmente adequada desses materiais.
O uso de insulina e outros medicamentos injetáveis em casa, para tratamento de diabetes ou de outras doenças, é responsável pela geração de uma grande quantidade de resíduos de saúde (agulhas, seringas, gazes, algodão...).
Esses resíduos são contaminados e não devem ser descartados juntamente com os resíduos da coleta seletiva e nem da coleta convencional (orgânico/rejeito). Eles devem ser levados até as unidades básicas de saúde e encaminhados a coleta específica.
Quando descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem:
- Contaminar o meio ambiente;
- Causar ferimentos durante a coleta ou na triagem dos materiais na unidade de reciclagem;
- Transmitir doenças.
No momento do descarte de agulhas injetáveis, orienta-se que estejam bem protegidos, dentro de garrafas PET por exemplo, aumentando assim a segurança no seu manuseio até as unidades de saúde.
Renata Soares da Silva Gehrke, Farmacêutica do posto de saúde de Capitão fala mais a respeito da destinação dos objetos.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.