Capitão confirma segundo caso de dengue

Segundo equipes que trabalham no setor de epidemiologia há na cidade grande proliferação do Aedes aegypti transmissor da dengue

Um arrastão contra a dengue foi realizado em Capitão Leônidas Marques com recolhimento de vários caminhões de lixo que serviam como criadouros do mosquito contra a dengue.

Todo o trabalho e conscientização são imprescindíveis para evitar o surgimento de muitos casos de dengue no município, sendo que nessa semana o município confirmou o segundo caso de dengue no novo período epidemiológico.

Segundo equipes que trabalham no setor de epidemiologia há na cidade grande proliferação do Aedes aegypti transmissor da dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é necessário que a população  esteja atenda para eliminar possíveis focos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e que também é responsável pela transmissão das febres Zika e chikungunya.

– Não deixe nenhum recipiente que acumule água em seu quintal, terreno ou comércio;

– Limpe calhas e lajes, já que as folhas obstruem as passagens de água;

– Verifique se as caixas d’água estão devidamente vedadas.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os mosquitos só nascem se houver ambientes com água parada, por isso é necessária à colaboração de todos.

Sinais e sintomas da dengue 

 O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.
Dengue Clássica

Febre alta com início súbito.

Forte dor de cabeça.

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

Perda do paladar e apetite.

Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

Náuseas e vômitos

Tonturas.

Extremo cansaço.

Moleza e dor no corpo.

Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas.

Vômitos persistentes.

Pele pálida, fria e úmida.

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

Manchas vermelhas na pele.

Sonolência, agitação e confusão mental.

Sede excessiva e boca seca.

Pulso rápido e fraco.

Dificuldade respiratória.

Perda de consciência.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

A enfermeira Ivone Bortolace, confirma esse segundo caso de dengue e reforça quanto a necessidade com os cuidados para evitar o surgimento de mais casos no município.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.