O Sol forte pode causar doenças como o câncer de pele
Os cuidados com a pele durante a temporada de verão precisam ser ainda maiores. O Sol forte pode causar doenças como o câncer de pele.
O Instituto Nacional de Câncer estima que o Paraná registre 8.930 casos da doença em 2020. A prevenção é essencial desde a infância. É fundamental passar protetor solar em crianças, que normalmente costumam ficar horas sob o sol. O filtro solar deve conter FPS igual ou acima de 30.
Sua reaplicação é recomendada a cada duas horas, ou sempre que houver contato com a água. Óculos de sol e roupas com proteção UV, bonés e chapéus também podem ajudar. Se possível, é sempre melhor evitar exposição solar entre 9 horas da manhã e 3 horas da tarde.
A doença atinge pessoas com o chamado complexo claro. São aquelas que possuem pele, olhos e cabelos mais claros. Pessoas também que tenham tido maiores exposição ao Sol durante a vida, também são mais propensas a desenvolver o câncer.
A vitamina D pode ser adquirida em pouco tempo de exposição, cerca de 10 a 15 minutos. Também não é necessária a exposição do corpo inteiro, apenas pernas e braços já são suficientes. Se você tiver algum sinal, procure um especialista. Lembre-se, também, de que a prevenção é essencial.
A médica dermatologista de Capitão Leônidas Marques, Leandra Ferreira Marques Nobre, alerta para os principais erros cometidos na exposição ao Sol.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.