Audiência Pública em Capitão aprova revisão dos Planos de Resíduos Sólidos e de Saneamento Básico

Na audiência foram discutidos novos caminhos diante do diagnóstico dos sistemas de saneamento, os quais incluem abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos

Foi realizado nesta quinta-feira (19), às 14h, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Capitão L. Marques, a última Audiência Pública para aprovação da revisão do Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.

Na audiência foram discutidos novos caminhos diante do diagnóstico dos sistemas de saneamento, os quais incluem abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos.

O plano valido por 10 anos, após votado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito, servirá para buscar recursos junto aos governos Federal e Estadual para estabelecer melhorias que serão realizadas no município em parceria com a Sanepar e Parque Tecnológico Itaipu PTI colaboradores do projeto.

Conforme o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente Valdir Giachini, a prefeitura trabalhou um ano e meio e economizou mais de trezentos mil reais na realização desse projeto. “É um plano atualizado com todas as informações necessárias. Houve uma economia de mais de trezentos mil reais para os cofres públicos”, destacou Giachini.

O técnico ambiental da prefeitura, José Augusto Camargo, que esteve à frente dos trabalhos nos últimos meses destaca a etapa final da revisão dos dois planos. “Esses planos contêm um diagnóstico, metas e programas a serem executados a curto, médio e longo prazo para melhorar os sistemas desses serviços em Capitão”, disse.

O vereador Valcir Lucietto, destaca que Capitão, tem uma visão de futuro quanto aos planos de Gestão de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico. “Nós temos uma visão de futuro, preocupação principalmente com as nossas crianças e futuras gerações desse nosso município e nós estamos juntos com certeza”, finalizou.

Valquíria Oliveira de Castro do Parque Tecnológico Itaipu, comenta da participação nos projetos. “Em 2017/18 quando o município fez o convênio com a Itaipu, o prefeito conversou com a administração da Itaipu e solicitou o apoio técnico para a gente fazer uma revisão do Plano de Saneamento, porque os planos estando defasados o município não consegue captar recursos” afirmou, Valquíria.

Ativo Miguel Beier gerente comercial Oeste/Sudoeste da Sanepar, fala da participação técnica da Sanepar na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em Capitão Leônidas Marques.

“Um plano muito importante. Um instrumento que o município tem para acessar recursos Federais nas áreas de saúde, saneamento e educação. A Sanepar participou sim desde o início”, lembrou. 

WhatsApp_Image_2020-11-20_at_10.13.22

WhatsApp_Image_2020-11-20_at_10.13.22_2

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.