Em período epidemiológico, Capitão registra 14 notificações e nenhum caso de dengue

O Distrito de Alto Alegre do Iguaçu e o bairro Santa Mônica concentram o maior número de casos notificados

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias segue orientado a população quanto aos cuidados no combate e prevenção da dengue no município de Capitão. Porém, o reforço e atenção por parte da população deve continuar, principalmente a partir de agora período de altas temperaturas.

Dentro do chamado período epidemiológico – que começou a ser monitorado em 26 de julho em todo o Paraná, Capitão Leônidas Marques traz em seu mais recente boletim do dia (23), um total de 14 notificações, sendo quatro descartados e o restante aguardam resultados de exames.

Conforme a coordenadora de endemias em Capitão, Barbara Marca, os locais onde tiveram o maior número de notificações de dengue, foram o distrito de Alto Alegre do Iguaçu e bairro Santa Mônica”, alerta. Entre as medidas a serem tomadas, a colocação de areia nos vasos de flores, tampar caixas d’água, calhas e o reservatório das geladeiras.

As equipes compostas pelos agentes de combate a endemias, realizam visitas periódicas nas residências, além dos pontos estratégicos: borracharias, cemitério e locais de reciclagem.

Em caso de apresentação de sintomas, como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça ou machas vermelhas pelo corpo, o paciente de procurar uma unidade de Saúde mais próxima, e não se automedicar.

No estado do Paraná foi confirmado o primeiro óbito do período epidemiológico e foi em Apucarana; e está registrado no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e no SIM (Sistema de Informações de Mortalidade). Trata-se de uma mulher de 63 anos, portadora de cardiopatia e doença autoimune.

O informe totaliza 3.468 notificações para a dengue em 229 municípios paranaenses. Para a Chikungunya, são 14 notificações e, para a Zika, são 2. Barbara Marca, comenta sobre o registro das notificações e os cuidados redobrados que a população deve tomar, sempre em relação ao combate à dengue.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.