Os riscos de afogamentos são grandes, especialmente para as crianças.
Com o fim do inverno se aproximando e o gradativo aumento das temperaturas é natural que os marquesienses queiram se refrescar para driblar o calor. No entanto, essa atividade requer muitos cuidados, pois os riscos de afogamentos são grandes, especialmente para as crianças.
Conforme o agente de Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques, Adilson Simonetti, “nesse período, bastante pessoas se deslocam para o interior para pescar em beiras de rios, açudes, lago, prainha e é aí que acontecem os acidentes de afogamentos”.
Já os afogamentos em piscinas também aumentam nessa época entre crianças, principalmente na faixa etária de 1 a 9 anos. As crianças devem ficar próximas dos adultos e responsáveis. A distância recomendada é de um braço estendido apenas.
“Devemos ter um grande cuidado com as crianças em embarcações quando em passeio na água e o condutor deve estar habilitado com a documentação, senão o piloto é passível a multa e é feito o recolhimento do barco”, alerta.
Ainda segundo Simonetti, nunca deve se alimentar e já entrar dentro da água por mais que seja rasa. “Por mais que ela seja rasa, tem que ter os cuidados. “Com fogo e com água não se brinca. “Tenha muito cuidado com alimentação, fogo e com bebidas”, alerta.
Dicas para evitar afogamentos:
Não deixe as crianças com distância do responsável superior a um braço.
Cuidado com baldes, bacias e outros objetos cheios de água em sua residência, mantenha-os longe de crianças.
Observe o local de banho, se praia, rio, lago ou piscina e reconheça os riscos do local, cada ambiente tem suas armadilhas próprios.
Conheça seus limites físicos, você não é um super-homem.
Reconheça suas capacidades aquáticas diante do ambiente, mesmo sabendo nadar o afogamento pode acontecer.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.