Capitão forma Comitê Municipal de Controle e Mobilização social contra a Dengue

A finalidade do comitê é monitorar, propor, fiscalizar e realizar campanhas de ações junto a sociedade em geral para mudanças no comportamento em relação aos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti

Na tarde desta quinta-feira (27), o município de Capitão Leônidas Marques, reuniu representantes da prefeitura e suas secretárias, além de outros órgãos públicos e organizações da sociedade civil para formar um Comitê de Controle e Mobilização Social contra a dengue.

A finalidade do comitê é monitorar, propor, fiscalizar e realizar campanhas de ações junto a sociedade em geral para mudanças no comportamento em relação aos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti nos domicílios.

O comitê será coordenado pela enfermeira e coordenadora de endemias Barbara Marca. Além de órgãos da administração municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, representantes de outras secretarias como a de Educação e de instituições como as Igrejas e outros que integram o Comitê.

Foi definido, duas atividades mensais, que contará com a participação e a colaboração de todos os moradores. A cada 15 dias será incentivado a limpeza de lotes e o plantio de crotalária. A primeira ação do comitê, será feita de 20 a 26 de setembro com o apoio da Secretaria de Educação e todas as igrejas.

Capitão, teve 882 casos confirmados de dengue. O integrante do Comitê Municipal de Controle e Mobilização social contra a Dengue, Claudio Quadri, fala que “a tomada de decisão da criação do comitê, foi por conta da grande quantidade de casos de dengue que ocorreu nesse ano”.

O presidente e representante do Lions Clube, Jose Presotto, ressalta que a dengue é um problema de saúde muito sério no município. Diz apostar na distribuição das sementes de crotalária, para o controle da doença. “O Lions, já a alguns anos, vem trabalhando na distribuição de sementes de crotalária e fazendo divulgação de alguns cuidados relacionados a isso”.

O vereador e presidente da Câmara de Capitão, Luiz Carlos Vieira, comenta sobre a fiscalização da câmara, em relação as ações de combate à dengue. “A função da Câmara, é estar sempre fiscalizando todos os atos e ações, no combate da dengue. “Ações foram feitas no ciclo passado, porém, nós não tivemos êxito. Tivemos uma batalha perdida para o mosquito, disse”.

O secretário de Saúde, Ademar Mantovani, pede a ajuda da população nas ações de combate à dengue. Caso contrário ele, sugere a aplicação de multas. "Eu acredito muito na ação da caneta. Estamos pedindo ajuda da população. Nós estamos muito preocupados com a prevenção da doença. Nos ajude e se ajudem também", disse Ademar.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.