Capitão Leônidas Marques recebe duas profissionais pelo programa Mais Médicos

As profissionais, foram apresentadas na sala de reuniões da prefeitura, na tarde de sexta, pelo secretário de saúde Ademar Mantovani e demais autoridades do município.

Capitão Leônidas Marques, recebeu na sexta-feira, (21), duas profissionais do programa “Mais Médicos” que irão atender na demanda da saúde do município, a partir de segunda-feira (24). As profissionais, foram apresentadas na sala de reuniões da prefeitura, na tarde de sexta, pelo secretário de saúde Ademar Mantovani e demais autoridades.

A médica Cubana, Vania Rodrigues, moradora a mais de quatro anos em Capitão, vai atuar no Estratégia Saúde da Família (ESF), do Campo da Baixada, onde já atuava antes. “Para mim, é muito importante voltar trabalhar aqui. Foi a primeira cidade que eu conheci quando eu cheguei no Brasil. Eu escolhi novamente Capitão Leônidas Marques. Eu amo a vida aqui”, disse, entusiasmada a médica cubana. 

A médica Yudit Ramirz Vila, que no passado, trabalhou no distrito de Alto Alegre do Iguaçu, e mora a seis anos no Brasil, veio da cidade de Cascavel, para atuar no ESF, do distrito de Bom Jesus. “Graças a Deus, a gente está de volta e agora trabalharei no Bom Jesus, fiquei muito feliz, por voltar a fazer o que a gente gosta”, disse.

A coordenadora das oito ESFs, em Capitão, Andreia Calgaro, fala da grande satisfação dela, pelo retorno das profissionais. “Para mim, é uma grande satisfação ter novamente o retorno dessas médicas. Eu acredito que elas, vão fazer um trabalho de excelência no nosso município. Agora vai ter atendimento integral nessas duas unidades”, disse, Andreia.

A psicóloga do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Capitão Leônidas Marques, Uziara Dallazen, fala da importância do retorno das doutoras Vania e Yudit. “O NASF, trabalha em conjunto com as ESFs, os atendimentos que nós fazemos, são através de encaminhamentos médico de todas as unidades de saúde do município”, lembrou, Uziara.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Capitão, Antonio Mauricio Rodrigues, comenta da atuação da equipe do conselho, na vinda das médicas ao município. “A gente tem o dever de estar participando e acompanhando nas reuniões os projetos da saúde para autorizar. E com maior prazer, agora temos mais duas médicas”.

O secretário de saúde, Ademar Mantovani, comenta que depois de muito esforço o município, conseguiu completar o quadro de médicos para atuarem na saúde de Capitão. “Batalhamos muito para conseguir. Nós tínhamos um número de cinco médicos, mas com o andar da “carruagem”, perdemos dois e agora conseguimos completar o nosso quadro”, disse.

Conforme o secretário, o custo para o município de Capitão, será bem menor. “O salário das profissionais, será pago pelo Governo Federal, através do programa “Mais Médicos” e o município entra com a ajuda de manutenção”, esclareceu.

O prefeito municipal Claudiomiro Quadri, também falou da vinda das profissionais a Capitão. “Para o município de Capitão, é um ganho muito grande, principalmente pela competência dessas profissionais. É uma honra recebê-las novamente para trabalharem na saúde da população”.

.

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.