De 2010 a 2020, foram notificados 130 casos de hepatites virais no município
A Secretaria Municipal de Saúde, reforça durante todo o mês de julho a importância de prevenção e atenção às hepatites virais em Capitão Leônidas Marques. Em 2020 por conta da pandemia, o município, não fará ações referentes ao julho Amarelo instituído em todo o País, no ano passado, para ressaltar que existe diagnóstico precoce e tratamentos para as hepatites no Sistema Único de Saúde (SUS).
As hepatites são um grupo de doenças que provocam inflamação do fígado e as mais frequentes são as virais. De 2010 a julho de 2020, foram notificados no Sistema de Informação da saúde,130 casos de hepatites virais no município de Capitão.
A vacina, garante a prevenção das hepatites A e B, além dos testes rápidos, exames laboratoriais e medicamentos fornecidos na rede municipal. A vacina da hepatite B passou a fazer parte do calendário nacional de imunização ainda na década de 90 e está disponível na sala de vacinas em Capitão.
A enfermeira, Ivone Bortolace, responsável pela sala de vacinas no município, fala sobre os testes rápidos de hepatites B e C, que são fornecidas para as pessoas de todas as idades, na rede municipal de saúde.
“Já virou rotina. Todas as terças a tarde e quintas de manhã a gente faz os testes rápidos. É importante dizer, que temos disponível somente a vacina contra a hepatite B”, salientou, Ivone Bortolace.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.