Vereadores de Capitão aprovam projeto que cria o Plano de Arborização

O projeto teve inicio em 2018 após recomendação do Ministério Público

A Câmara Municipal de Vereadores de Capitão, aprovou nas duas sessões dessa semana, 06 e 07 de julho o Projeto de Lei 026/20, de 14 de maio de 2020, que dispõe sobre o plano de arborização municipal. O Projeto prevê a execução do Plano Municipal de Arborização que visa regulamentar o plantio, poda, corte ou substituição de árvores em vias públicas, calçadas, praças e parques.

Um estudo feito em 2018 possibilitou maior conhecimento da quantidade e a qualidade dos indivíduos arbóreos, sendo através da verificação in loco possível determinar com precisão: espécies, porte, espaço disponível, fitossanidade, risco de queda, necessidade de manejos, entre outros.

Verificou-se ainda a presença elevada quantidade de espécies exóticas invasoras (aquelas árvores que causam algum conflito com a fauna ou flora local) e frutíferas. A presença de árvores nas vias públicas retrata possivelmente a prática de plantio pelo cidadão que fez a escolha pelas árvores de sua preferência sem consulta técnica.

Diagnostico de logradouros com maior número de árvores catalogadas, estas representando 39% do total árvores existentes do inventário censo. A coleta de dados foi realizada através de aplicativo de campo móvel, uma plataforma inovadora criada, para dispositivos Android (Tablets ou Smartphones), pela DRZ Geotecnologia e Consultoria.

Os dados foram coletados in loco pelas equipes com técnicos devidamente habilitados. O levantamento possibilitou a compilação e análise do trabalho na plataforma web, que futuramente poderá ser útil ao município como ferramenta de apoio na atualização do plano de arborização.

A coleta culminou com o diagnóstico, com o registro de informações referentes aos indivíduos arbóreos tais como: localização geográfica, espécie, idade, histórico fitossanitário, datas de podas etc.

Da análise do diagnóstico da arborização foram geradas informações que subsidiam a coordenação de ações a serem implementadas na cidade tais como: erradicação, poda, controle de doenças, pontos de plantio, definição de espécies adequadas para plantio, entre outras. As informações levantadas no diagnóstico foram agrupadas em categorias.

Os locais para plantios de árvores devem obedecer a critérios referentes ao porte como altura e diâmetro de copa com relação a tipologia das vias públicas (ruas e calçadas), deve ocupar um espaço tridimensional de forma que não ocasione incompatibilidades com as estruturas urbanas (redes aéreas de energia e telefonia, abastecimento de água e rede coletora de esgoto).

O Presidente da Câmara de Vereadores de Capitão Leônidas Marques, Luiz Carlos Vieira, afirma que, "o projeto teve inicio em 2018, após recomendação do Ministério Público, para que Capitão fizesse o plano de arborização".

968cd762-c365-48b9-a636-65f19a2fff76foto

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.