A Paciente de 63 anos, do sexo feminino, com comorbidades, internou no Hospital ao município dia 01/07/2020 apresentando sintomas respiratórios.
A Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Leônidas Marques vem por meio deste esclarecer informações a respeito do Óbito suspeito para Covid-19 ocorrido no dia 05/07/2020.
A Paciente de 63 anos, do sexo feminino, com comorbidades, internou no Hospital do município dia 01/07/2020 apresentando sintomas respiratórios. A equipe de saúde do hospital seguiu todos os Protocolos do Ministério da Saúde que define CASO SUSPEITO de COVID-19 como: "SÍNDROME GRIPAL: Individuo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória". Portanto, seguindo o protocolo, a paciente foi notificada como SUSPEITA e coletado exame laboratorial para descartar ou confirmar o caso.
Foi realizado coleta de amostra para exame RT-PCR no dia 03/07/2020 (seguindo os critérios do exame pelo início dos sintomas) e encaminhado amostra ao LACEN/PR, laboratório responsável para realização de exames dos municípios do Paraná.
No dia 05/07/2020, a paciente veio a óbito, e como o resultado do exame NĀO havia sido disponibilizado pelo laboratório, este óbito ficou como SUSPEITO para covid-19, até a chegada do resultado do exame para fechamento do caso.
Assim, todos os procedimentos de preparo do corpo para o enterro foram seguidos de acordo como Protocolo de "Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus COVID-19" do Ministério da Saúde, onde descreve os cuidados e procedimentos que a equipe de saúde do hospital deve proceder mediante a um óbito de caso SUSPEITO Ou CONFIRMADO de COVID-19.
No dia 07/07/2020, o laboratório emitiu o laudo do exame com resultado NEGATIVO, e assim o óbito foi DESCARTADO para COVID-19.
Esclarecendo assim à população, que todos os procedimentos da Equipe de Saúde do Hospital e Secretaria Municipal de Saúde, diante deste caso, toram realizados seguindo as orientações do Ministério da Saúde.
Comentários
Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internetatravésdo Rádio SAN FM, não reflete aopiniãodeste Portal.